domingo, 14 de abril de 2013

Golias

Autor: Scott Westerfeld
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 384
Editor: Vogais
ISBN: 9789896681517
Coleção: Leviatã

Sinopse:
O Leviatã é forçado a desviar-se do seu percurso para resgatar Nicola Tesla, o inventor do Golias, uma máquina capaz de destruir cidades, e que ele usa como trunfo para impor a paz. Quando é descoberto um plano secreto alemão para sabotar a máquina, este ameaça disparála. Este é o espetacular final da trilogia!Batalhas aéreas emocionantes numa viagem à volta do mundo echeada de perigos e... beijos ousados!


Opinião:
Um autor que tenho acompanhado. Todos os livros que saiem em Portugal são obrigatórios para mim, pois têm sempre uma história diferente e refrescante, surpreendendo-me pela positiva. E para mim este último volume da trilogia foi, sem dúvida alguma, o melhor de toda a saga!

Estamos mesmo no meio de uma guerra entre Darwinistas e Clankers, duas facções que acreditam em diferentes pontos de vista de evolução, uma na natural e outra na "mecânica", onde o que não falta são estranhas quimeras com estranhas habilidades e feições. Uma guerra muito mais profunda do que parece, quando metade da tripulação do leviatã já sabe quem é Alex, e da sua importância na guerra e a outra metade sabe que Dylan é tudo menos um rapaz!

Sim, não vou fazer uma introdução tão grande como costumo fazer, porque todo este livro tem mistério atrás de mistério e surpresas atrás de surpresas, não fosse ser a fantástica conclusão desta trilogia steampunk, a primeira saga verdadeiramente steampunk que li e que devo dizer que adorei, especialmente este último livro!

Scott Westerfeld é sem dúvida um autor que admiro cada vez mais! Embora costume escrever para um público mais juvenil, as suas histórias podem ser lidas por um público mais abrangente e tem uma coisa que adoro, uma grande imaginação sem limites! Consegue criar as suas próprias histórias sem recorrer à imaginação de outro autor, sem recorrer a certos clichés existentes, e conta sempre algum tipo de lição nos seus livros! Tem uma escrita fluída, simples e que nos agarra do início ao fim e para além de ter essa imaginação para construir a base de uma nova e interessante história, consegue desenvolvê-la muito bem, acabando sempre por pôr todos os pontos nos i's.

Em toda esta saga vemos retratadas duas facções muito diferentes, com diferentes ideias e que pensam que são inimigos uns dos outros, sem nunca tentarem trabalhar lado a lado. Ao longo da trilogia vemos estas barreiras a serem destruídas por um bem maior, retirar um tirano do trono e colocar todo o mundo em paz. Temos muita aventura, mistérios empolgantes, corridas contra o tempo alucinantes e até um pouco de romance! Especialmente neste livro, onde finalmente Alex descobre a verdade sobre Dylan, acabando estes por se envolverem num pequeno romance, que a mim, romântica assumida, me fez suspirar. Mas um truque inteligente do autor foi não dar demasiado palco a este romance, de forma a não desligar o leitor de toda a história que os rodeava, sendo esta sem dúvida a verdadeira história destes livros.

O final do livro... Muitíssimo bom! Deixa os leitores a imaginarem o que quiserem, aliás, como em todas as sagas que li até agora do autor! Um final fantástico de uma saga alucinante!

0 devaneios:

Enviar um comentário