sábado, 24 de agosto de 2013

Entrevista a Soraia Pereira


Fala-nos um pouco sobre ti.
Antes de começar, obrigada Vanessa pela entrevista. É sempre um gosto poder contribuir com projectos dos blogs. Obrigada também pela oportunidade de divulgar o meu trabalho enquanto escritora/autora junto dos seguidores do Bloco de Devaneios.
Para quem não me conhece o meu nome é Soraia Pereira, tenho vinte e seis anos, sou do signo capricórnio e sou do norte, mais precisamente do Minho. Nascida, criada e residente em Guimarães. Por regra sou uma pessoa bem-disposta, divertida e extrovertida, mas como todas as regras por vezes têm de ser quebradas, também tenho os meus dias não. Adoro cães e gatos, tenho um de cada neste momento. Adoro conversar, estar com os meus amigos. Adoro praia, piscina… bem, adoro água! Sou super fã do Verão. Mas a minha paixão verdadeira são os livros! Amo ler.

Como surgiu a escrita na tua vida?
Para mim escrever não é um sonho que traga de pequena. Ao longo do meu crescimento recordo-me que quis ser imensas coisas: veterinária, médica, arquitecta, professora… mas nunca escritora. Nunca me passou pela cabeça escrever fosse o que fosse sobre o que fosse. Até que um dia, ali perto do final de 2009, numa tarde de absoluto tédio no meu antigo local de trabalho me lembrei de abrir uma folha de word e comecei a debitar as ideias que me foram surgindo na mente. Por puro divertimento, Pura diversão. Sem stresses nem pressões. For fun.

Identificas-te em algumas das tuas personagens?
Penso que por mais que um escritor se esforce por distanciar da personagem, até porque quando estamos a escrever podemos criar a mais bela das criaturas como a mais monstruosa, acabamos sempre por meter uma cunha pessoal. No entanto, e falo com base na minha experiencia, identifico quem me rodeia nas minhas personagens, amigos, conhecidos, o meu antigo chefe, ex-colegas de trabalho, etc, etc, etc… e não tanto eu. É mais fácil ver os outros do que a nós próprios mas já recebi indicações daqueles que me são mais próprios a dizer que me ‘viram’ em determinada parte da história. Fosse por uma expressão usada, uma reacção ou até pelo sentido de humor.

Quais são as tuas referências e inspirações enquanto escreves?
Relativamente às minhas referências, bom, eu adoro literatura fantástica e Sherrilyn Kenyon, J.R. Ward e Lara Adrian são para mim as rainhas do fantástico e paranormal! No entanto, qualquer livro, desde que seja bom, serve de referência. Quanto a inspirações? Não sou esquisita, inspiro-me em tudo ou quase tudo. Depende é que para lado estou virada. Por exemplo, já aconteceu estar a ver o telejornal e de repente surgir uma ideia. Com o meu irmão e o meu namorado à gargalhada enquanto jogam na X-Box. Outras vezes é com música. Adoro escrever com uma boa playlist em pano de fundo. Basicamente consigo escrever em qualquer lado desde que não haja silêncio.

Qual é que achas que é o papel da blogosfera em geral na divulgação literária?
Felizmente a blogosfera existe e se for bem explorada consegue fazer um óptimo serviço na divulgação de informação nas mais variadas áreas. É uma maneira gratuita, ainda que trabalhosa, de divulgação e só por isso merece todo o meu respeito. Eu também tenho um blog mas só há pouco tempo comecei a ter contacto com o vasto mundo dos blogs, redes sociais, entre outros, mas fiquei super fã. Acho que é um belíssimo mecanismo de publicidade e divulgação.

Tens recebido feedbacks dos teus leitores, sejam eles mais antigos ou novos na descoberta da tua escrita?
Sim, tenho. Felizmente para mim os feedbacks têm sido muito positivos na sua grande maioria. Tenho uma boa cotação no Goodreads e as opiniões são quase sempre satisfatórias. O ‘Ligação’ tem neste momento 32 ratings no Goodreads e cotação de 4.25*. Estou muito feliz com o resultado.

Tens planos literários futuros?
O que seria o futuro, sem planos? *sorriso*
Bom, só para vos situar: ‘Ligação’ é o primeiro livro da minha série Anjos Negros. Neste momento encontro-me a fazer a primeira revisão do segundo livro que seguirá depois para as minhas leitoras betas que farão justiça nas suas críticas e apreciações. Intercalando as revisões com períodos de escrita no nono livro da saga que já conta com cerca de três mil palavras. Coisa pouca, mas tenho de começar por algum lado, certo?
Outro projecto que também tenho em mãos é algo totalmente diferente deste projecto inicial. Trata-se de um projecto de escrita que nada tem a ver com fantástico/ paranormal. Nada de criaturas sobrenaturais. E que tem como pano de fundo a minha querida cidade de Guimarães.

0 devaneios:

Enviar um comentário