quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Acasos do Amor

Autora: Juliette Fay
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 480
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260896

Sinopse:
A recém-divorciada Dana Stellgarten sempre foi delicada — até mesmo para com os operadores de telemarketing — mas agora está a esgotar-se-lhe a paciência. O dinheiro começa a faltar, os filhos ressentem-se da partida do pai e a sua sobrinha, uma adolescente gótica, acabou de lhe aparecer à porta. Quando Dana entra no turbilhão de um romance pós-divórcio e a abelha-mestra da cidade se torna sua amiga, descobre que a tensão entre manter-se fiel a si própria e gostarem dela não acaba na fase do ensino básico... e que, por vezes, precisamos de um verdadeiro amigo para nos ajudar a acolher a maturidade com toda a sua complexidade cheia de falhas.


Opinião:
Um livro com uma capa estranha. Por um lado lindíssima, por outro fez-me impressão as flores vermelhas não serem imagens reais. Acho que ficaria melhor se estas fossem reais. Uma sinopse engraçada e que apontava para um típico romance de cabeceira, interessante e descontraído, o que eu estava a precisar numa leitura neste momento.

Dana é conhecida por querer ser amiga de todos. Apenas vê a bondade nas pessoas e arranja sempre forma de desculpar os erros que estas cometem. Mas a sua personalidade começa a alterar-se repentinamente quando o marido a troca por uma mulher mais jovem. Um mulher cuja personalidade focada em si mesma a faz parecer ainda mais jovem de mentalidade. É aí que os verdadeiros problemas de Dana começam. O ex-marido diz que a empresa está mal e terá que contribuir menos para a alimentação e educação dos filhos, obrigando assim Dana a procurar trabalho. A sobrinha de Dana, filha da irmã com quem não se dá há anos aparece-lhe do nada à porta a perguntar se poderá ficar por lá durante uns tempos, mudando inclusive de escola. O seu filhos andam com problemas pessoais. O mais novo não gosta da escola. Odeia especialmente o intervalo. A filha acha-se gorda e que a melhor forma de se livrar dessa gordura não é comer menos ou fazer exercício. Mas sim vomitar porque é o que as "amigas" fazem.

No meio de toda esta loucura Dana acaba por conhecer o homem da sua vida, apesar de não o reconhecer inicialmente. Acaba por conhecer mais pessoas fora do seu círculo de confiança, além de se ficar a conhecer melhor a si própria e àqueles em quem pode confiar.

Este é um livro engraçado de ler. Engraçado não no sentido de comédia mas no sentido de através dele virmos muitas situações que se passam no dia a dia de muitas famílias. Gostei da forma como a autora abordou assuntos como o bullying e a bulimia, de uma forma directa mas simples, sem se tornarem em assuntos demasiados fortes no meio da leitura leve, embora nos atingissem de igual forma. Acho que a única coisa que me fez impressão, pela negativa, neste livro, foi a maneira chocada com que Dana reagiu quando o ex-marido lhe diz "vou começar a ter menos dinheiro, logo tenho que dar uma pensão menor, por isso tens que parar de ser doméstica e começar a trabalhar" (claro que lhe disse isso de forma mais suave). Acontece que Dana reagiu de forma muito chocada, como a dizer "o quê? abandona-me, diminui o rendimento e agora acha que não faço nada em casa e tenho tempo para ir trabalhar?". Esta parte confundiu-me um pouco, pois para uma pessoa com uma personalidade tão forte, esta foi uma reacção deveras mimada e fútil. Embora Dana acabe por compensar um pouco esta reacção mais à frente no livro.

Acaba por ser uma boa leitura, excelente para estas tardes frias em que só nos apetece estar quietinhos em frente à lareira/aquecedor a ler um bom livro.

0 devaneios:

Enviar um comentário