quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vidas Trocadas

Autora: Sandra Brown
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 460
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228468

Sinopse:
As gémeas Melina e Gillian Lloyd são praticamente iguais, ambas empresárias de sucesso e solteiras. Mas numa coisa são diferentes: Melina é impulsiva, enquanto Gillian gosta de ponderar bem as suas decisões. Além disso, Gillian quer um filho. Sentindo o relógio biológico a avançar inexoravelmente, opta por se submeter a uma inseminação artificial, utilizando esperma de um dador anónimo. A história começa no dia em que ela faz a inseminação.
Nesse dia, Melina acompanha, na sua qualidade de relações públicas, o coronel da NASA Christopher «Chefe» Hart à cerimónia de entrega de um prémio. Mas terá sido mesmo Melina?
A vida do coronel choca, depois interliga-se, com a das gémeas. Uma partida aparentemente inofensiva acaba em catástrofe. Na manhã seguinte a terem trocado de identidades, Melina recebe uma notícia terrível: a irmã fora brutalmente assassinada — e o coronel, apesar de inocente, é o principal suspeito. O que parece de início ser um homicídio de fácil resolução acaba por conduzi-los às montanhas do Novo México onde um louco, cujos planos diabólicos requerem a substituição de Gillian por Melina, está a criar uma «nova ordem mundial». Mesmo que seja apenas parcialmente bem-sucedido, as consequências serão catastróficas e afectarão o mundo inteiro.


Opinião:
Eu gosto imenso desta autora. Consegue misturar romance, aventura e mistério de uma forma fantástica e que adoro, fazendo com que devore os seus livros de uma ponta à outra e parando apenas quando o termino e descubro a resposta ao mistério que estamos a acompanhar desde o início.

Melina e Gillian são duas gémeas idênticas, que embora sejam super parecidas exteriormente, não podiam ser mais diferentes psicologicamente. Melina é uma relações pública muitíssimo conhecida pela sua inteligência e eficiência, sendo que os seus serviços são muito utilizados quando é necessário ajudar alguma figura pública extremamente conhecida. Por outro lado, Gillian é uma pessoa calada e nada conhecida, embora ao contrário da sua irmã tenha uma casa a que chamar sua e um namorado que a adora, embora a sua irmã ache que ele não é bom o suficiente para si. Melina tinha acabado de sair de uma clínica de fertilização, a fim de tentar ter um bebé e queria fazer algo que fazia desde criança. Trocar de lugar com a sua irmã gémea e fingirem ser a outra durante um dia.

Uma troca que acaba por resultar na morte de Gillian, que tinha fingido ser Melina durante um dia. Algo horrível e que deixa todos aqueles que a conheciam, desde o namorado à irmã, em suspenso e sem saber como reagir a tão brutal assassinado. Um assassinado que o que parecia ter de único, acaba por se demonstrar pertencente a uma série de horríveis assassinados, tudo devido a uma visão de um homem. Mas o problema não está em descobrir o problema, mas sim em conseguir prová-lo. E Melina, acompanhada pelo Chefe, um coronel da NASA, tenta a todo o custo fazê-lo.

Embora este livro tenha os mesmos ingredientes que todos os livros da autora, nota-se uma importância muito diminuta relativamente à parte romântica neste livro, sendo que esta, pelo menos para mim, foi deveras estranha. O Chefe, um homem determinado e que acaba por criar uma paixão mal conhece Gillian, fica em choque com a descoberta da morte desta, mas fica ainda mais em choque ao descobrir que Gillian tinha uma gémea igualzinha a esta. Melina é a gémea que supostamente seguimos durante todo o livro, e acabamos por conhecer bem os seus pontos fortes e fracos e as suas motivações quando ao que deverá fazer para descobrir e desmascarar os assassinos da irmã. O estranho foi a relação que o Chefe desenvolveu com Melina... Acaba por passar os sentimentos que tinha para com Gillian para Melina, por estas serem tão iguais e continuo a achar que tal deveria ter sido mais desenvolvido, pois a parte do romance neste livro foi pouco desenvolvida, chegando a baralhar os leitores.

Apesar de no final haver uma grande revelação, acabei por desconfiar dessa mesma revelação ao longo do livro. Haviam certos pormenores no decorrer da investigação que me deixaram muitíssimo confusa. Não me estava a fazer sentido alguns dos pormenores da troca das gémeas e devo dizer que isso me ajudou no final.

Apesar de ser um livro cuja parte de romance deveria ser melhorada, é uma história que nos prende do início ao fim, muito a dever-se ao talento que a autora tem para este género de livros. Recomendo!

0 devaneios:

Enviar um comentário