Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"Se Eu Fosse Tua" de Meredith Russo

Passatempo

Passatempo
Resultado!!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Autor: Sebastian Cole
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 264
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722351973

Sinopse:
Noah Hartman é filho de uma família judia norte-americana, dona de um império empresarial. Cedo se habituou a aceitar a vontade paterna e sempre soube que no dia em que se apaixonasse, a sua escolha teria de passar pelo crivo da família. Mas Noah não se apaixona simplesmente, ele tem a imensa sorte de encontrar a sua alma gémea, Robin, uma mulher com uma alegria exuberante, fiel a si própria, que o faz ver ainda com maior intensidade a existência de fachada que tem sido obrigado a levar. Noah rebela-se contra o jugo familiar e escolhe crescer como ser humano e ser feliz ao lado de Robin. Mas será o facto de duas almas gémeas se encontrarem suficiente para que fiquem juntas para sempre?


Opinião:
Quando o livro saiu não tive curiosidade alguma para o ler. Lembro-me que na altura o marketing feito foi enorme mas ao ler a sinopse eu só pensava que aquele não era o meu género de livro e que não valia a pena perder o meu tempo com ele. A razão para o ter lido? A simpatia do autor. Pouco tempo depois de o livro ser publicado em Portugal, o autor começou, via facebook, a enviar pedidos de amizade a bloguers portugueses, conseguido desta forma promover ele próprio o seu livro estando a tantos quilómetros de distância. Foi esta simpatia do autor que me fez começar a ler o livro e apenas de achar Sebastian Cole muito boa pessoa, tenho que confessar, não gostei do livro.

Noah é filho de uma família riquíssima. Uma família que mora numa das melhores casas que o dinheiro pode comprar, que tem os melhores carros e roupas e que não sabe o que é viver na pobreza. É um homem que apesar de ter nascido no meio de toda essa riqueza, se sente abandonado e triste, acabando por sair de um casamento de poucos meses que em nada dera e procurando desesperadamente uma noiva que agrade aos pais, o que diminui (e muito) as hipóteses. Para além de ter de ser alguém do seu nível social, terá que ser alguém judeu e que pratique a religião de forma correcta. Apesar de inicialmente contrariado, Noah tenta fazer a vontade aos pais. Pelo menos até conhecer Robin.

Robin por ser lado não poderia ter vindo de mais baixo. É uma mulher que não conseguira ter estudos superiores por falta de dinheiro e que agora trabalha num centro social de apoio a sem abrigos. Apesar de ser alguém livre, divertido e bondoso, é também alguém que muda de opiniões rapidamente e que num dia pode amar loucamente alguém e passado uma hora essa pessoa simplesmente não lhe diz nada. Estas duas pessoas tão diferentes acabam por se juntar e tentam, contra todas as probabilidades, serem felizes. Mas a vida está contra elas...

Não gostei. Sei que é uma afirmação muito forte, mas é a verdade. Noah é um rapaz mimado que mesmo que o autor tente mostrar que não o é, a imagem que tive dele era mimado, mimado, mimado. Apaixona-se rapidamente (nem temos tempo de contar até 5) por Robin e o mesmo acontece a esta, embora namore com alguém naquela altura, facto que não fez impressão a nenhum deles quando descobriram "o verdadeiro amor". Passado meses casam e passados ainda menos meses estão constantemente a brigar, sendo que de um dia para o outro Robin decide que não gosta mais de Noah... e atenção, isto nem a metade do livro vou. Mas tal continua a acontecer ao longo de todo o livro.

Noah é uma personagem que era suposto ser romântica e fazer-nos suspirar, mas para mim era apenas mais um menino mimado, habituado a ter tudo o que queria e que faz ações supostamente românticas mas imensamente idiotas. Robin é uma personagem ainda pior. Está sempre a mudar de opiniões e embora no final acabemos por saber a razão, essa razão não me encheu as medidas, não fiquei satisfeito com o motivo e só tive tempo de pensar "que falsa".

Não consegui ligar-me a nenhuma personagem. Não senti empatia com nenhuma. Simplesmente não senti nada e foi uma narrativa que me passou ao lado.

2 devaneios :

isa disse...

agora estou mais curiosa ainda para ler este livro :)
está na minha wishlist e as opiniões que tenho visto é que gostaram.. mas havendo alguém que não gostou do livro ainda me tenta mais a lê-lo (tenho uns gostos estranhos e muitas vezes os livros que encantam os leitores eu não acho nada demais)
bom fim de semana

Vanessa Montês disse...

Acho que é daqueles livro que ou se adora ou se detesta. Infelizmente fiquei no último grupo :p

Bjs*