quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Uma Escolha Imperfeita

Autora: Louise Doughty
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 376
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04702-1

Sinopse:
Num tom intimista, pleno de emoção, erotismo e um suspense de tirar o fôlego, Uma escolha imperfeita é um romance surpreendente sobre como uma decisão impensada pode mudar o curso de uma vida para sempre.
Yvonne Carmichael trabalhou arduamente para conquistar o que sempre quis: uma invejável carreira na área da genética, uma casa fantástica, uma boa relação com o marido e dois filhos.
Um dia, cruza-se com um desconhecido e, num impulso, começa uma tórrida aventura amorosa - uma decisão que acaba por colocar em causa tudo o que sempre valorizou.
Yvonne acredita que conseguirá manter a relação extramatrimonial sem que tal venha a interferir na sua vida, tal como ela é. Só que, na verdade, ninguém consegue controlar o que acontecerá a seguir.
De conceituada e respeitada cientista a adúltera acusada dos mais variados crimes, Yvonne vê todos os seus planos desmoronarem-se numa espiral de desilusões e violência.


Opinião:
A capa deste livro está fantástica. Parece tão simples, mas ao mesmo tempo esconde um segredo. Um segredo que eu, como leitora, queria imenso descobrir! A sinopse chama a atenção, mas para mim tudo se resumiu à capa fantástica e ao que esta prometia.

Yvonne tem um nome conhecido em todo o mundo. É uma grande geneticista casada com uma das mentes mais brilhantes no seu campo. Tem dois filhos fantásticos e uma carreira invejável. Tem a vida com que todos sonham, mas não está feliz. Sente falta de algo, de uma emoção diferente, de novos sentimentos e aventura. Ao sair de uma grande reunião, acaba por encontrar "X", que se torna o seu amante. Um homem aventureiro que a levava a tomar loucas decisões que a levam à situação em que se encontra no presente.

Sentada num tribunal, Yvonne compreende o que fizera. A casa que destruirá, os sonhos de desfizera. Uma simples aventura tornara-se numa paixoneta, que acabara por se tornar na verdadeira alavanca destruidora de toda uma vida. A relação com os maridos, os filhos, a carreira de trabalho que tanto se esforçara para criar.

Não sei bem o que pensar deste livro. Por um lado adorei-o. Adorei saber desde o início que algo se passava, que a personagem estava a passar por uma má fase que lhe poderia destruir a vida mas não sabíamos bem o que isso era. Sempre gostei desse género literário e por isso acabei por entrar totalmente na história e por ficar presa a esta do início ao fim. O grande problema foi a personalidade da personagem principal. Por muito boa que a história e o desenrolar dos acontecimentos tenham sido, a verdade é que me custou sentir a empatia necessária para com a personagem principal.

Um mulher com quase 50 anos, que decide de um momento para o outro deitar tudo para trás por uma paixão demasiado passageira. Uma pessoa que sabe que o que faz é errado mas que continua. É uma personalidade que eu aceito que muitas pessoas tenham, mas não assentava na descrição da personagem, o que a tornou pouco credível. Já a história, adorei. Sei que é um livro que tem críticas muito diferentes entre si, mas eu fui daquelas pessoas que apesar de não gostar da personalidade da personagem principal, acabei por adorar a história. E o final, tão estranho e enganador, conquistou-me totalmente.

É um livro que não aconteceria facilmente na vida real e esse é o principal factor para muitas opiniões negativas. Tem voltas e reviravoltas que acabam por nos espantar e tocar, sendo daquelas narrativas que é preciso ler para fazer um verdadeiro juízo final.

0 devaneios:

Enviar um comentário