domingo, 15 de novembro de 2015

A Vinha do Anjo

Autora: Sveva Casati Modignani
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 384
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04775-5

Sinopse:
Longas filas de videiras estendem-se pelas colinas suaves de Borgofranco. Há dois séculos que a família Brugliani é proprietária daquele antigo burgo e das vinhas, tratadas com paciência para delas extrair vinhos preciosos e únicos. Aos 35 anos, Angelica é a herdeira da tradição e do património familiar. Mãe, esposa, empresária de sucesso: tudo parece perfeito na sua vida. Só ela sabe que por detrás daquela fachada se esconde um mundo sombrio, feito de mentiras - as do marido - e de sonhos pueris.
Numa noite, em que conduzia a sua moto e sentindo-se dominada pela amargura e pelas lágrimas, Angelica não se apercebe de que o carro à sua frente está a travar. O choque é violento, mas felizmente sem consequências graves, quer para ela, quer para o condutor do automóvel, Tancredi D'Azaro. Angelica não sabe ainda que aquele homem é um dos chefs mais aclamados em todo o mundo. E ambos ignoram que, depois daquele encontro fugaz, o destino voltará a entrelaçar os seus caminhos, suscitando a tentação de um novo começo. É então tempo de fazer escolhas, tendo em conta o peso do passado e as responsabilidades do presente - porque a vida é feita de sonhos e paixões.
A Vinha do Anjo conta-nos a história envolvente de uma família e de uma tradição milenar, o retrato de uma protagonista fascinante no qual se revêem muitas das mulheres empreendedoras e corajosas que anonimamente constroem as nossas sociedades.


Opinião:
Este foi um livro que me chegou às mãos ainda antes de sair nas livrarias, uma versão especial para bloguers, pela qual quero desde já agradecer imenso à Porto Editora. As capas das duas versões (a dos bloguers e a oficial) são lindíssimas, mas gosto muitíssimo mais da capa oficial. As cores são fantásticas e combinam muito bem. Uma capa lindíssima para ter na prateleira e para poder mostrar, sem dúvida. A juntar a isso, tendo eu começado a trabalhar na área da qualidade de vinhos, este foi sem dúvida um livro que me despertou a atenção.

Angelica tinha-se afastado do negócio da família há diversos anos. Queria viver longe de toda aquela loucura, daquele mundo que a afastava de tudo e todos, e conseguira. Era uma mulher casada, com uma filha e um marido e adorava-os mais do que tudo. Um marido que descobre que a anda a trair mesmo debaixo do seu nariz. Uma descoberta que lhe vira o mundo de pernas para o ar. Decidida a arejar a cabeça e pôr as ideias em ordem, volta para casa, para a vinha da família, um sítio onde é adorada, amada e onde o seu conhecimento sobre vinhos acaba por ser uma mais valia. Mas mal regressa a casa tem de imediato um acidente, ido contra a mota de uma homem muitíssimo charmoso, que descobre que vai em direção à sua casa de família.

Este foi um livro que me surpreendeu imenso, não pelas personagens em si mas sim pela história. Estava à espera de algo com um final mais comum, mais previsível e admito que o que aconteceu no decorrer da história foi algo muito diferente do que esperava que acontecesse. O livro centra-se imenso em Angelica, no seu passado, presente e futuro e em como as suas ações são influenciadas pelos que acontecera com o marido. Mas este acaba, de certa forma, por ser um livro de auto descoberta. Um livro que acompanha a viagem de Angelica à medida que esta descobre um novo mundo cheio de aventura, um mundo onde adora o que faz e em que percebe o que perdera, mas também o que ganhara. Um livro que fala das escolhas que fazemos e em como estas nos influenciam.

A autora tem uma escrita muito própria. Este não foi o primeiro livro que li de Sveva Modignani, por isso apercebi-me mais rapidamente da sua forma própria de narrar a história. A sua escrita tem algo de muito próprio e identificativo e é uma daquelas autoras que mesmo sem sabermos de antemão que a história é escrita por ela, após a leitura, rapidamente temos essa suspeita.

Um livro cheio de aromas, de autodescoberta e amor. Um livro que irá apaixonar aqueles que adoram a autora e que será uma estreia muito boa para aqueles que nunca lerem nenhum dos seus trabalhos.

0 devaneios:

Enviar um comentário