terça-feira, 20 de agosto de 2019

A Fábrica de Bonecas

Autora: Elizabeth Macneal
ISBN: 9789898917973
Edição ou reimpressão: 05-2019
Editor: TopSeller
Páginas: 384

Sinopse:
Uma história inebriante sobre uma mulher que sonha ser artista e o homem cuja obsessão pode destruir o mundo dela para sempre.
Londres, 1850. O edifício que albergará a Grande Exposição está a ser construído em Hyde Park. No meio da multidão que ali se junta, duas pessoas encontram-se por mero acaso. Para Iris, uma aspirante a artista, aquele é apenas um encontro efémero, esquecido passados poucos segundos. Mas para Silas, um colecionador fascinado por coisas estranhas, aquele momento marca um novo começo…
Quando Iris é convidada a posar como modelo para Louis Frost, um pintor pré-rafaelita, ela aceita, com a condição de que Louis também a ensine a pintar. De súbito, o mundo de Iris transforma-se numa experiência dominada pelo amor e pela arte, indo além de tudo aquilo com que sempre sonhou.
Só que o mundo de Iris pode ruir a qualquer momento, pois Silas só consegue pensar numa coisa desde o primeiro encontro de ambos. E a sua obsessão torna-se cada vez mais sombria…


Opinião:
Capa lindíssima! A pessoa pode pensar o que quiser da narrativa e da própria sinopse, mas não há como negar que esta capa é simplesmente lindíssima!! E sim, admito que mais uma vez escolhi o livro pela capa, pois li a sinopse e nem me despertou assim tanta curiosidade quando isso, mas a capa, uau!

Iris trabalha com a irmã numa das costureiras de Londres. Um trabalho com que poucos podem sonhar, numa época em que a pobreza reina em Londres e em que em qualquer esquina só se encontram pedintes, de todas as idades possíveis e imagináveis. Enquanto que a irmã de Iris não almeja por algo melhor, devido a males passados, Iris quer pintar! Quer ser pintora, viajar pelo mundo e expôr a sua arte! Mas nada naquele lugar é fácil e dar um passo de fé pode ser difícil...

Mas dá-lo ao conhecer Louis, um pintor que vê nela a sua musa. Um pintor com quem faz um trato, aceitando ser sua muda em troca de aulas de pintura!!

Enquanto a vida de Iris dá uma volta de 360º, também a vida de Silas o faz. Um colecionador de objetos e seres estranho, cuja arte é o embalmasento. Vê em Iris a sua nova fixação, pois esta tem um problema de malformação nos ossos do ombro, que levam Silas, fascinado por seres estranhos, a querer torná-la no seu objeto pessoal de adoração.

Um livro estranho em parte da história. E excelente a transmitir o mundo nesta Londres de 1850. Uma Londres suja, triste e extremamente pobre. Provavelmente esta foi a parte que mais gostei de todo o livro, as descrições fantásticas. E tenho que admitir que por norma nem sou a maior fã de descrição nos livros. Mas neste senti-me lá, sentia os cheiros, a pobreza e tristeza. Sem dúvida que foi um livro que me surpreendeu imenso nessa parte.

As personagens são todas muito diferentes entre si, apesar de nenhuma ser perfeita. Essa "falta" de perfeição leva a que existam inclusive alturas em que sentimos pena de Silas, a personagem mais estranha e talvez macabra de todo o livro.

Contactamos especialmente com Silas e Iris, pois são os nossos dois grandes narradores, sendo Iris a linha de todo o livro. Mas tenho que admitir que a personagem que mais gostei foi do pequeno Albie! Uma criança órfã que vive com a irmã no bordel onde esta trabalha. Extremamente pobres, enquanto a irmã trabalha como prostituta no bordel, Albie vai à procura de recados para fazer... ou de bichos mortos que possa vender a Silas para este embalsamar.

Um história diferente do que estou habituada a ler, com diversas nuances e escrita de tal forma cuidada que para além de sentir que estava na narrativa, várias coisas ficaram gravadas na minha memória quando à história. Pena o final em aberto, mas tal é um gosto pessoal e admito não ser muito fã de finais abertos.

Um livro tal como referi diferente do que costumo ler. Uma narrativa com um estilo gótico que gostei e me surpreendeu.

2 devaneios:

Sónia disse...

Olá Vanessa :)
Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar deste livro, mas confesso que adoro este tipo de histórias, principalmente das passadas na Inglaterra do século XIX, onde há sempre muita pobreza, violência e mistérios nas suas ruas escuras.
Também gostei da capa e não gosto mesmo nada de finais em aberto...
Beijinho
Mundo da Fantasia

Vanessa Montês [Bloco de Devaneios] disse...

Olá Sónia!

Eu adorei as descrições! Se gostas desse tipo de livros recomendo!! Apesar de sim... temos final aberto para algumas personagens...

Bjs*

Enviar um comentário