terça-feira, 2 de agosto de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 2: Livro Detestado

Surgiram-me imediatamente dois títulos para esta categoria... Um deles foi um livro que me marcou pela negativa quando era mais nova... o outro li-o recentemente e nunca pensei simplesmente não ter paciência para o terminar.
O primeiro livro que não consegui terminar, As Cartas do Meu Moinho... Juro que tentei mas os contos (as tais "cartas") tinham o seu quê de estranho... e olhem que isso vindo de alguém que adora livros com ingredientes diferentes do normal e com a sua própria estranheza é dizer algo!! Eu lembro-me que este livro me marcou pela positiva e foi um livro que nem tentei pegar de novo. Provavelmente passado tantos anos leria-o com uns "olhos diferentes", mas marcou-me de tal forma que nunca mais lhe toquei e foi dos poucos livros que dei. Pode parecer uma justificação, perguntarem "Porque é que não gostaste?" e a responda ser "Simplesmente era estranho demais,", mas essa é a verdade e não é um livro que eu volte a tocar.

Emma de Jane Austen. Não, não estava à espera de não gostar deste livro, afinal é um dos clássicos da literatura, mas a verdade é que foi isso que aconteceu! Irão ver brevemente a minha opinião deste livro aqui no blog, mas posso dizer que a maneira de ser de Emma irritou-me profundamente. Sim, é verdade, tinha bons pontos do seu lado, o facto de ser lutadora, saber o que queria, a sua inteligência... mas usar essas qualidades da maneira que ela usou... Embora seja bom termo-nos em conta, ela tinha-se demasiado em conta e não sei se fui eu que simplesmente não me liguei com o livro, mas achei-a demasiado metediça e muitíssimo mimada. Possivelmente se eu tivesse terminado o livro a opinião poderia ser mais positiva - ou não -, mas por muito que tentasse não o consegui terminar... Pode ser que tente de novo daqui a uns tempos.

1 devaneios:

Maria João disse...

Detestado é uma forma de dizer, porque se o detestei, o mais certo é nem ter chegado a acabá-lo. Pois sai um: O Regresso do Paladino de Antonio Sarabia. Não o terminei porque não tinha paciência para a história de um escritor e da sua história que tentava escrever...Bjs. Maria João

Enviar um comentário