Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Autor: Joe Abercrombie
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 624
ISBN: 9789895578382
Coleção: 1001 Mundos

Sinopse:
A sorte de Logen Novededos, bárbaro infame, esgotou-se finalmente. Apanhado num combate em que não se deveria ter envolvido, está prestes a tornar-se um bárbaro morto, deixando para trás apenas canções más e amigos mortos.
Jezal dan Luthar, modelo de egoísmo, não tem em mente nada mais perigoso do que conquistar a glória no círculo de esgrima. Mas a guerra aproxima-se e, nos campos de batalha do Norte gélido, luta-se com regras muito mais sangrentas.
Ao inquisidor Glokta, torturado convertido em torturador, nada agradaria mais do que ver Jezal regressar a casa num caixão. Mas também é verdade que o seu ódio será extensível a todos os que conhece. Extirpar a traição no coração da União, uma confissão de cada vez, não deixa grande espaço para amizades e o mais recente rasto de cadáveres poderá conduzir directamente ao coração enfermo do governo... se conseguir sobreviver durante tempo suficiente para o seguir...


Opinião:
Quando peguei neste livro sinceramente não sabia o que esperar dele. Por um lado a sinopse prometia algo muito bom, por outro lado não me estava muito a apetecer ler este género de livro. Mas mesmo que estivesse com expectativas, tenho a certeza absoluta que seriam ultrapassadas, porque este livro é fantástico! Uma excelente forma de começar o novo ano!

Neste primeiro livro da trilogia A Primeira Lei, é-nos apresentado um novo mundo, um mundo dividido na "União" e o Norte, duas frações em constante guerra.

O Inquisidor Glokta é um homem sofredor. Tendo sido um grande guerreiro fora capturado e torturando durante longos anos a fio, ficando aleijado para o resto da vida. Coxo, cheio de dores e com uma boca desdentada de uma maneira pouco ordotoxa, Glokta nada tem a perder, sendo o torturador da União. Temido por todos e odiando todos na mesma quantidade, é uma personagem solidária, que passa os dias entre o sofrimento causado pela tortura por que passou e a felicidade que encontra ao torturar as suas vítimas a fim de obter informações e confissões.

Enquanto Glokta sofre com saudades do passado e dores do presente, conhecemos Jezal dan Luthar, um jovem militar de altas famílias. Uma personagem egoísta, fútil e cujos dias são passados entre os treinos de esgrima, algo que prometeu ao pai sendo uma promessa que não podia deixar de cumprir, e os bares. Uma personagem que para além de ser de boas famílias é inteligente, forte e que com esforço conseguiria tudo o que queria. Mas a sua vida ensinou-lhe que pertencendo à classe mais importante do reino tudo o que ele queria vinha ter directamente com ele, fazendo com que ele vivesse a vida pela regra do menor esforço, algo que muda radicalmente quando Ardee West, a irmã forte, bela e decidida do oficial Collem West, um plebeu que subiu na vida através do trabalho árduo, lhe diz na cara e sem vergonha que ele é um fraco, uma desistente e que nunca se esforça por nada, algo que também lhe é dito indirectamente por Glokta.

Já do outro lado deste mundo, no Norte, conhecemos Logen Novededos, um bárbaro em todo o significado da palavra. Com uma cara que mais parece um alvo de esgrima e com um porte assustador, qualquer pessoa se encolhe de medo ao vê-lo. Conhecido por todo o norte por ter sido o grande assassino às ordens do rei do Norte, é conhecido como Novededos devido à falta de um dos dedos de uma das suas mãos e é um assassino demasiado hábil para ser real. Contudo, embora o seu passado seja do mais sagrento existente, Logen está cansado, está farto de matar e decide fazer de tudo para não o voltar a fazer. Perdido depois de fugir da morte, apenas quer viver de forma honesta e sem matar, mas parece que os problemas gostam demasiado dele e Logen acaba por conhecer Bayaz, o primeiro Mago, um homem que parece ser inocente e fraco mas que não admite que lhe faltem ao respeito e cuja personalidade consegue transformar-se de um cordeirinho manso num assassino em menos de um segundo. Um mago que tem grandes planos para Logen.

ADOREI! Este livro foi simplesmente fantástico! Prendeu-me deste o início ao fim e embora seja um livro grandinho, grande parte dele é escrito em diálogo, um diálogo que mostra como as personagens são, irónico, directo e ao mesmo tempo divertido, o que faz com que se leia mais depressa do que esperava. Com uma escrita fenomenal, uma história nova e fresca o autor cria personagens que desde o início prendem-nos ao livro, personagens que estão a baloiçar entre o bem e o mal, personagens que criam em nós essa mesma dúvida, serão boas? Ou más? Talvez um pouco das duas coisas...

Um livro fascinante e uma trilogia a ter em vista. Estou cheia de vontade de ter o próximo volume nas minhas mãos!!

3 devaneios :

Elphaba J. disse...

Com uma opinião destas fiquei cheia de vontade de pegar no meu exemplar :)

v_crazy_girl disse...

Gostei mesmo muito deste livro Elphaba e não estava nada à espera! Lê que não te vais arrepender :D

milureis disse...

Também gostei muito deste livro,espero que os outros não demorem muito.