sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Livro que Revela os Maiores Segredos Da Corrida dos Portugueses ao Ouro No Brasil


Título: A ÚLTIMA PEPITA – Os Portugueses e a corrida ao ouro do Brasil
Autor: Lucas Figueiredo
Editora: Marcador
Género: Não Ficção / História de Portugal
Nº de Páginas: 280
Preço (c/Iva): 17,50€
ISBN: 978-989-8470-31-7


«A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo»


Um dos períodos mais fantásticos da história de Portugal, num livro que mostra a incrível saga dos Portugueses na corrida ao ouro no Brasil.
A ÚLTIMA PEPITA é uma fascinante reconstrução histórica levada a cabo de forma brilhante por Lucas Figueiredo, em que é contada a história dos portugueses que, movidos pela febre do ouro e seduzidos por promessas de enriquecimento, transformaram por completo a vida na colónia, cultivando terras, protegendo fronteiras e forjando o nascimento de um país. 
«Se pudesse escolher, Sua Majestade Fidelíssima talvez tivesse preferido passar o dia a tocar violoncelo ou a traduzir mais uma peça de Shakespeare para o português, (…) Mas naquele princípio de fevereiro de 1876, a sua agenda incluía uma tarefa que ele não apreciava e que definitivamente não era a sua especialidade: governar Portugal. A missão estava longe de ser árdua, mas o seu significado era triste D. Luís deveria vistoriar as jóias da Coroa a fim de escolher algumas para serem vendidas. 
Na vistoria, Sua Majestade notou um caixote e resolveu ver no que tinha dentro. Descobriu vasos, urnas e conchas e remexendo um pouco mais encontrou uma preciosidade: uma enorme pepita de ouro, do tamanho de um melão.»
Esquecida durante décadas nos Tesouros Reais, a pedra retirada de solo brasileiro é o último remanescente de uma época de riqueza incalculável para o velho império lusitano. É com esta cena – insólita mas absolutamente verdadeira – que Lucas Figueiredo inicia o seu relato. 
Fundamentado numa pesquisa rigorosa e num texto sedutor, o livro lança luzes sobre um dos períodos mais fantásticos da História de Portugal e do Brasil: a corrida ao ouro brasileiro. 


Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968. Figura entre os 30 jornalistas brasileiros mais premiados da história. Recebeu os prémios Esso (2004, 2005 e 2007). Jabuti (2010), Vladimir Herzog (2005 e 2009), Imprensa Embratel (2005) e Folha (1997), entre outros. As suas reportagens foram publicadas em mais der vinte jornais, revistas e rádios do Brasil e do estrangeiro, entre eles a Folha de S. Paulo e o serviço brasileiro da BBC.

0 devaneios:

Enviar um comentário