sábado, 14 de julho de 2012

A Senhora dos Rios

Autora: Philippa Gregory
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 568
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722630115

Sinopse:
Jacquetta é casada com o Duque de Bedford, regente inglês da França, que lhe dá a conhecer um mundo misterioso de conhecimento e de alquimia. O único amigo de Jacquetta é o escudeiro do duque, Ricardo Woodville, que está a seu lado quando a morte do duque faz dela uma viúva jovem e rica. Os dois tornam-se amantes e casam em segredo, regressando à Inglaterra para servir na corte do jovem monarca Henrique VI, onde Jacquetta vem a ser uma amiga próxima e leal da sua nova rainha. 
Depressa os Woodville conquistam uma posição no núcleo da corte de Lencastre, apesar de Jacquetta pressentir a crescente ameaça vinda do povo da Inglaterra e o perigo de rivais pretendentes ao trono. Mas nem a coragem e a lealdade dos Woodville bastam para manter no trono a Casa de Lencastre. Jacquetta luta pelo seu rei, pela sua rainha e pela sua filha Isabel, para quem prevê um futuro extraordinário e surpreendente: uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de Iorque.


Opinião:
Eu adoro romances históricos e esta deve ser uma das minhas autoras favoritas do género. Neste último volume da trilogia da famosa guerra entre primos, somos remetidos para o primeiro volume da trilogia e acho que posso arriscar-me a dizer que era um livro que merecia ser o primeiro e não o último da trilogia. 

Jacquetta possui o dom da visão que assombra as mulheres da sua família há décadas. De uma beleza e pureza sem igual, atrai a visão do Duque de Bedford, um estudioso que ama a alquimia e que tem grandes planos de como a iria usar no futuro. É aí que conhece Ricardo Woodville, o escudeiro do rei e amigo de Jacquetta. A única pessoa que a apoia verdadeiramente e que a tenta ajudar sempre que consegue.

Após o duque falecer, Ricardo declara o seu amor a Jacquetta e é aí que descobre que este é correspondido. Mas tal amor faz com que Jacquetta perca o seu lugar na alta hierarquia da classe a que pertence, acabando por se tornar a esposa de um simples servidor da corte, mas visto ser uma mulher tão bela e com umas maneiras tão exemplares acaba por conseguir mesmo assim criar uma fama que a precede e por se tornar a confidente de uma rainha que afunda o reino num estado de pânico, pobreza e guerra nunca vistos!

Um livro que nos mostra uma mulher forte que perdeu muito por amor, mas ganhou outro tanto. Uma mulher que viu a sua filha ascender de uma forma que nunca esperava através da beleza e inteligência. Uma mulher que tentou manter-se fiel à causa que defendia, até compreender que a rainha que apoiava era um adultera e iria fazer tudo o que estava ao alcance das suas mãos para colocar o filho (possivelmente fruto de uma relação ilícita) no trono, até mesmo praticamente destruir o reino.

Este é o livro que tem mais momentos de guerra, mostra os momentos mais difíceis da guerra entre primos e acho que seria um livro que se lia melhor se fosse o primeiro pois o final remete-nos para o primeiro livro desta trilogia, embora tal não me tenha impedido de o ler com muita vontade. Deve ter sido o livro que mais gostei de toda a trilogia! 

2 devaneios:

Carla disse...

Olá
Queria saber qual é a trilogia de que faz parte este livro. Tinha a ideia que era um livro isolado.
Boas leituras;)

Anónimo disse...

Olá!

A trilogia é constituída pelos livros:
- A Rainha Branca;
- A Rainha Vermelha;
- A Senhora dos Rios.

Esta trilogia é a trilogia d"'A Guerra entre Primos' e embora o último livro publicado tenha sido este, até a própria autora recomenda a sua leitura como primeiro da trilogia ^^

bjs*

Enviar um comentário