Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"A Química do Amor" de Emily Foster

Passatempo

Passatempo
Até 24 de dezembro

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fale-nos um pouco sobre si. 
Nasci em 1966 em Viana do Alentejo. Frequentei a Faculdade de Letras de Lisboa e a Escola Superior de Teatro e Cinema, na vertente de Formação de Actores. Estreei-me como actriz em 1988 no Teatro da Cornucópia. Em paralelo com a carreira teatral exerci sempre a actividade de tradutora, que mantenho até hoje. 

Como surgiu a escrita na sua vida? 
A escrita surgiu logo que aprendi a ler e me apaixonei pela leitura. Durante muitos anos mantive um diário. Embora sem qualquer valor literário, criou em mim o hábito e o gosto de escrever. De um modo geral, sempre tive mais facilidade em exprimir pensamentos e sentimentos por escrito. A escrita ‘organiza’ o pensamento.

O que é que a levou a escrever este livro? 
O livro foi surgindo muito lentamente da vontade de mostrar um universo urbano que conheço bastante bem, e também de mostrar personagens muito diferentes a falar directamente para o leitor, embora através de um artifício. 

Quais foram as suas referências e inspirações enquanto o escrevia? 
Referências literárias conscientes, nenhuma. Mas é natural que os meus autores preferidos de língua portuguesa me tenham influenciado, de tanto os ter lido: Eça de Queiroz, Mário de Carvalho, José Cardoso Pires, Dinis Machado… A minha inspiração foi apenas aquilo que me rodeia, a infinita e fascinante variedade humana, que podemos encontrar onde quer que estejamos. Basta abrirmos bem os olhos e os ouvidos.

O que sentiu ao receber a resposta afirmativa de uma das editoras portuguesas? 
Uma enorme alegria e também alguma incredulidade. Só acreditei mesmo que ia ser editada quando assinei o contrato com a Estampa. Foi um momento inesquecível. 

Alguma vez teve medo que não funcionasse? 
Não sei se o termo ‘funcionar’ se adapta ao que se pretende de um livro. E, já agora, ‘medo’ também não terá sido bem o que senti. Queria muito que o livro fosse lido, criticado e discutido. Acho que esse objectivo tem estado a ser atingido. 

Tem recebido feedbacks dos seus leitores? 
Sim. A internet criou uma relação muito diferente entre autores e leitores, e eu nunca pretendi qualquer distância de quem me lesse. Por isso criei uma página para o livro no Facebook, (https://www.facebook.com/TodosOsDiasSaoMeus) onde acolho calorosamente as palavras dos leitores. E as críticas que entenderem por bem fazer-me, claro. 

Podemos ficar à espera de outro livro seu? 
O que mais gosto de fazer na vida é escrever. De momento estou mais dedicada à escrita de textos para teatro, mas, assim que a vida me permitir, vou mergulhar a fundo na construção de um novo romance: já tem título e história, ‘só’ falta mesmo escrever. 

Sei que pertence à fantástica comunidade BookCrossing. Qual acha que é a importância deste género de comunidade no mundo literário?
No mundo literário, não sei. Sei que há alguns autores bookcrossers – o Richard Zimmler, por exemplo – e nas convenções de Bookcrossing temos tido sempre a presença de autores. Não me parece que os autores e os editores tenham grande noção da utilidade do Bokkcrossing, e alguns podem até vê-lo como prejudicial à sua actividade, uma vez que promove a leitura gratuita. O que não sabem é que promove, e de que maneira, a compra de livros. Alguns livros que li através do Bookcrossing e que me levaram a adquirir mais tarde vários exemplares para possuir e para oferecer: Um Amor Feliz, de David Mourão-Ferreira, Os da Minha Rua, de Ondjaki, Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho, O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, e muitos, muitos outros. 
Para mim, o Bookcrossing foi determinante na decisão de escrever e tentar publicar. Daí que lhe tenha dedicado o meu primeiro livro.

0 devaneios :