sábado, 12 de janeiro de 2013

Annabel

Autora: Kathleen Winter
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 384
Editor: Editorial Teorema
ISBN: 9789726959946

Sinopse:
Em 1968, na paisagem belíssima de uma remota vila costeira canadiana, nasce um bebé: um bebé que não parece ser rapaz ou rapariga, mas sim ambos. Só três pessoas partilham este segredo: os pais - Jacinta e Treadway - e a parteira, uma vizinha chamada Thomasina. Apesar de Treadway ter tomado a difícil decisão de educar a criança como rapaz, baptizando-o de Wayne, as mulheres continuaram secretamente a desenvolver o seu lado feminino. Com Wayne a entrar na idade adulta no seio de uma hipermachista comunidade de caçadores, "Annabel", o seu outro eu, nunca desaparece por completo.
Relato emocional e atmosférico de um tempo e um lugar perdidos, Annabel fala-nos de uma busca pessoal que é, no seu âmago, uma jornada universal. Na sua determinação em descobrir-se e descobrir o mundo, Wayne / Annabel desafia uma cultura vigente que abomina contradições e incertezas.


Opinião:
Sabem aqueles livros que ao lerem a sinopse ficam cheios de sentimentos contraditórios? Foi isso que me aconteceu com este. A sinopse prometia um livro sobre a vida, um livro para nos fazer pensar... a capa para mim prometia outra coisa, um livro mais negro e sombrio... Mas a verdade? Este livro não está nem numa nem noutra categoria. Acho que posso afirmar que se encontra ali no meio, a baloiçar de uma forma muito perspicaz.

A acção passa-se numa pequena vila. Um local onde todos se conhecem uns aos outros, onde não existem segredos e onde o que o era num dia, no seguinte já está a passar pela boca de todos. É nesta pequena aldeia que nasce uma criança diferente de tudo o que os habitantes alguma vez haviam visto. Uma criança que tanto tem características femininas como masculina. Tendo percebido tal coisa de imediato, Thomasina pede a todas as mulheres que ajudaram no parto um momento a sós com a mãe e conta-lhe o que viu, decidindo assim manter segredo de todos, inclusive o pai da criança. Mas este último era deveras perspicaz e apercebe-se do que se passa, acabando por reagir devera bem, embora decidindo que o filho era um rapaz e que o que se iria esconder eram as suas características femininas. A criança cresceu, sobre o nome de Wayne, tomando diariamente diversos comprimidos que este julgava que era para a sua saúde, embora na realidade fossem hormonas que o faziam por fora, parecer um autêntico rapaz, cheio de massa muscular e pronto a seguir o pai na sua actividade profissional, a caça.

Mas a verdade é que Wayne sempre se soube diferentes dos outros rapazes. Enquanto estes gostavam de brigar e de jogar à bola, Wayne maravilhava-se com a simetria de tudo o que via e com a dança e música. Enquanto que os outros rapazes estavam cheios de vontade de seguir as pegadas dos pais e de saltarem para cima das raparigas, Wayne só queria que o pai o compreende-se e ver se nenhum dos rapazes percebia como o seu interesse por raparigas é pura amizade...

Wayne era diferente e sabia-o, mas é apenas após a ida ao médico, devido a grandes dores na zona do estômago, que Wayne descobre que apenas o seu exterior é masculino, e mesmo assim grande parte dos efeitos eram devido aos comprimidos, pois sem os tomar pequenos seios começavam a crescer e os músculos que constituíam o seu corpo de rapaz nunca teriam existido. Nessa consulta com o médico descobre a verdade sobre o seu corpo de um maneira cruel, acabando por aumentar a medicação mesmo contra a sua vontade. É a partir daqui que Wayne começa a sonhar com o seu próprio caminho, com a sua liberdade para ser quem quisesse o onde quisesse.

Este é um livro muitíssimo bem escrito, que fala de algo que embora hoje possa ser minimamente resolvido, há uns anos era impossível. A partir de técnicas quase "ancestrais", os médicos decidiram qual o sexo que o bebé deveria ter, sem testes nem algo que se parecesse sequer com testes, acabando por ser a decisão errada, o que leva Wayne a viver uma vida de solidão e dúvida. Mas Wayne acaba por se demonstrar alguém inteligente e decidido, acabando por crescer decidido a sair da pequena aldeia para um lugar onde as pessoas tivessem uma mente mais aberta e perspicaz, sendo assim possível transformar-se naquilo que sempre sentira ser realmente.

Os problemas com a sociedade, com a própria família, com os amigos e conhecidos... isto é algo que Wayne tem que ultrapassar diariamente, sendo uma luta difícil e exaustiva, embora acabe por valer a pena.

Foi um livro que me tocou mais do que esperava e que embora tenha achado o final mais fraquinho que o resto do livro, a aventura de descoberta de Wayne foi algo que me inspirou e que gostei imenso de ler.

0 devaneios:

Enviar um comentário