segunda-feira, 1 de abril de 2013

80 Dias - A Cor do Desejo

Autora: Vina Jackson
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 264
Editor: 5 Sentidos
ISBN: 978-989-745-000-6
Para adquiri o livro clique aqui

Sinopse:
Summer Zahova é uma violinista ardente e impetuosa, que vive uma relação frustrante com um homem que não a compreende. É na música que encontra a sua libertação. Ela passa as tardes nas estações de metro de Londres a tocar violino, perdida nas partituras de Vivaldi e Mendelsshon. Um dia o seu violino sofre um acidente irreparável e Summer recebe uma proposta inesperada de Dominik, professor universitário, um homem atormentado por desejos inconfessáveis que ficou fascinado por Summer quando a ouviu tocar. Dominik oferecer-lhe-á um novo violino na condição de ela tocar para ele em privado.
Incapazes de reprimir a forte atração que sentem, Dominik e Summer embarcam numa aventura intensa e ousada. Para Summer é a oportunidade de se confrontar com o seu lado mais sombrio, no entanto, cedo se apercebe de que o prazer tem um preço elevado. Mas poderá uma relação nascida de uma tal paixão sobreviver?


Opinião:
Sim, não vou negar que os livro eróticos estão muito em voga hoje em dia e que foi essencialmente isso que me despertou a atenção para este livro. Eu sou muito de modas, tal como inúmeras leitoras e autoras de blogues, e nesta altura de livro eróticos, há certas editoras que acreditamos que escolhem bem os seus livros deste género e foi por isso que tive curiosidade em ler este livro.

Summer Zahova tem um namorado nada ardente, apesar de ser lindíssimo e muito inteligente. Com uma horrível mania de arrumação, é um homem capaz de durante as relações sexuais levantar-se, arrumar a roupa como deve ser e, só depois ir ter com Summer para continuarem a ter relações. Mas Summer precisa de mais, precisa de uma relação ardente com alguém que só de vê-la sinta de tal forma uma paixão que para a resfriar precisa de imediato de estar com ela, com ou sem roupa arrumada. É assim que Summer acaba a relação com o actual namorado e, para desanuviar, vai fazer uns trocos a tocar o seu velho violino numa zona que sabe ser movimentada. Mas Summer não toca apenas pelos trocos, toca pela libertação que sente ao fazê-lo, pelo sentimento que vem do seu violino e que a liberta.

É num deste pequenos "concertos", que Dominik fica a conhecer Summer, ou pelo menos a querer conhecer melhor a pessoa por trás daquela bela melodia. Levada pela curiosidade de uma proposta feita em troca de um novo violino, Summer conhece Dominik e liberta-se num novo mundo de prazer como nunca antes conhecera.

Este livro deixou-me com alguns sentimentos contraditórios. O início do livro é fantástico, as personagens são muito bem descritas e aprofundadas e notamos deste logo que Summer é um espírito livre que estava presa ao ex-namorado demasiado correcto e convencional. Tem uma paixão enorme pelo seu violino e transmite essa paixão enquanto toca, o que encanta Dominik, uma personagem estranha e misteriosa que capta de imediato a atenção dos leitores, especialmente quando conta que é um dominador e afirma que Summer tem tudo para ser uma submissa. Mas o que é diferente neste livro é o facto de Summer ser ums submissa diferente do normal, pois tem uma personalidade muito forte e gosta de saber o que faz e decidir porque é que o faz, coisas que não são características em submissas e coisas que captam ainda mais a atenção de Dominik, que ao longo do livro vemos que não é um dominador comum.

Como já disse, o início é fantástico e prende de imediato o leitor, tanto pelas personagens fortes como pela história que se começa a desenrolar e a envolver-nos através de uma escrita muito fluída. Mas para mim o ponto fraco deste livro foi a segunda parte da história, quando Dominik praticamente a abandona e em que a vontade dela desaparece do nada e chega mesmo a fazer coisas contra a sua vontade, sendo (pelo menos para mim) muito maltratada e tomando ações que eu nunca diria que Summer iria fazer, nem deixarem fazer-lhe. Mas gostei da reviravolta final que mostrou a verdadeira personalidade de Summer, algo que ao logo dessa segunda parte estava a desaparecer lentamente.

Este é mais um livro em que é descrito imensamente o BDSM ("Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo"), mas em que as personagens o tornam um tanto ou quanto diferente, tanto pela sua maneira de ser e pensar como pelo relacionamento entre ambos e as razões para se juntarem.

Um livro que recomendo para quem gosta do género, mas aviso já que se esperam uma ligação profunda entre as personagens não a encontram aqui, o que irão encontrar é uma curiosidade muito forte e crescente entre as personagens e um sentimento de posse muito grande.

2 devaneios:

Lalita disse...

eu já li este livro e os dois que continuam esta história; tb li os dois seguintes onde o protagonismo já não é da Summer, mas sim de outros personagens.
Qd vi que iam publicar por cá achei que a decisão não era mt sensata... tem-se publicado mt livro que mete cenas eróticas, umas mais extremas do que outras, mas todos esses livros ( pelo menos alguns que li) assentam exclusivamente na relação dos protagonistas ou seja nenhum deles vai dormir com outra pessoa. aqui isso não acontece, aliás, eles próprios assim o definem, embora, não seja no fundo o que eles querem. Julgo que isso para um público habituado a livros onde o sentimento predomina acaba por minar as hipóteses desta série fazer sucesso.
Para mim a Summer não perde a vontade, ela é simplesmente o género de pessoa que gosta de brincar como o fogo ( como alguém refere no segundo livro) e é isso mesmo que a faz fazer estas coisas, ela tem uma certa dificuldade em colocar um limite e de certa forma deseja saber qual é esse limite.
O segundo livro, sem querer revelar mt, o dominik percebe a profundidade dos seus sentimentos e ao contrário do que eu pensei qd li o primeiro ele não quer ser só cama...
de todos os livros que li nenhum como esta série retrata tão bem o que é uma relação nos dias que correm ( esquecendo o elemento do masoquismo) os medos, os receios, as coisas que não se dizem. uma boa parte dos romances passados nos nossos dias inventam desculpas ridículas para separar os protagonistas, é por isso que prefiro os passados noutras épocas em que as desculpas são mais credíveis.
O meu conselho é que continues a ler esta história, porque qd chegares ao fim vais entender melhor a relação deles e até perceber como Dominik trata a Summer de forma diferente das outras, coisa que no primeiro não é clara.
Eu não gostei mt do primeiro e li o segundo, um bocado por ler, mas foi aí que a estória me conquistou.
peço desculpa pelo longo comentário :)

Anónimo disse...

Não faz mal nenhum o longo comentário :D

E posso dizer que com este teu comentário fiquei com mais curiosidade em relação aos próximos volumes :) Sim eu reparei que a Summer era "um espírito livre" e gostava de experimentar coisas novas, mas enquanto que numa altura tive essa sensação, noutra já tive a sensação da perda de vontade própria, daí dizer aquilo :D

Mas sim, fiquei com curiosidade para os próximos :D

Enviar um comentário