segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Algo Maligno Vem Aí

Autor: Ray Bradbury
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 304
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374556

Sinopse:
O espetáculo está prestes a começar. O circo chega pouco depois da meia-noite, nas vésperas do Halloween. O que fariam se os vossos desejos secretos fossem concedidos pelo misterioso líder do circo, o Sr. Dark? O circo a todos chama com promessas sedutoras de juventude eterna e sonhos por cumprir…
Dois amigos adolescentes, Jim Nightshade e Will Halloway, são incapazes de resistir às atrações. A sua curiosidade de rapazes fá-los descobrir o segredo oculto nos labirintos, fumos e espelhos do tenebroso circo.
Inconscientes do perigo em que se veem envolvidos, uma terrível perseguição é posta em marcha e Jim e Will tudo terão que fazer para salvar as suas vidas. Mas, acima de tudo, as próprias almas...


Opinião:
Este livro tem que ser conhecido, pelo menos de nome, por todos os amantes de fantasia! Não me estou a referir à história nem nada que se pareça, mas sim ao autor. Foi um dos grande impulsionadores deste tipo de fantasia, tendo a primeira edição deste livro sido lançada em 1962. Foi um daqueles livros que quando soube que ia ser publicado em Portugal me deu uma grande curiosidade para o ler. O problema? Afinal tinha as expectativas demasiado elevadas e esta foi uma história muitíssimo diferente do que esperava e muito mais estranha.

Uma estranha brisa está no ar. E os dois amigos, Jim e Will sentem-na. Mas sentem também uma enorme curiosidade para seguirem essa brisa e descobrir o que ela lhes reserva. Cedo se arrependem dessa curiosidade, pois é esta que os leva a entrar num misterioso circo, um circo que guarda o segredo da morte e da vida, sendo o seu proprietário um estranho homem chamado Sr. Dark, um homem cujo corpo se encontra totalmente tatuado. Por tatuagem assustadoras e movediças...

Mas quando o Sr. Dark quer saber os verdadeiros nomes de Jim e Will, levando para isso pessoas conhecidas às duas crianças ao carrossel, tudo fica pior e os dois rapazes ficam sem saber o que fazer para conseguirem destruir este homem cruel e misterioso.

Vou ser sincera, estava à espera de algo muitíssimo bom. Isso deve-se ao facto de falarem tão bem deste livro e deste autor que criei expectativas muitíssimo elevadas. Admito que sim, a escrita do autor é fascinante e brilhante para o género, mas mesmo assim estava à espera de outra coisa do ponto de vista da história. Não a achei assim tão original quando isso e apenas é original devido à escrita. Embora admita que provavelmente na altura em que a primeira edição do livro saiu, esta história fosse algo muitíssimo diferente e original. Mas agora, e após ler centenas de livros do género fantástico, não achei assim tão original. Achei que o mais original, e já o referi, é a escrita fantástica do autor! É uma escrita negra, irónica e até mesmo fantástica!

As duas personagens principais são duas crianças que são os melhores amigos mas que não poderiam ser mais diferentes um do outro. Um é o calmo, o outro o que se atira de cabeça à aventura. Um é guiado por um sentido de fazer o que é correcto e não abandonar os amigos, o outro é guiado pelo facto de estar farto de ser uma criança.

Devo dizer que adorei a escrita, mas fiquei muitíssimo confusa com toda a história que no final se vir bem as coisas tem uma história muitíssimo simples. Apesar de tudo recomendo, nem que seja apenas pela escrita fantástica com que o autor nos brinda!

0 devaneios:

Enviar um comentário