segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Primeira Campa à Direita

Autora: Darynda Jones
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 272
Editor: Círculo de Leitores
ISBN: 9789724248271

Sinopse:
Charley Davidson, investigadora privada a tempo parcial e ceifeira negra a tempo inteiro. Quer dizer que vê os mortos. Vê mesmo. E a função dela é convencê-los a "irem para a luz". Mas quando esses mortos muito mortos morreram em circunstâncias pouco ideais, querem que Charley entregue os maus à justiça. Para complicar, tem andado a ter uns sonhos muito sensuais com um ser que a tem seguido toda a vida...
Com tensão ao rubro e humor a rodos, Primeira Campa à Direita é o passaporte para momentos de suspense da melhor qualidade.
Num enredo repleto de humor, sensualidade e suspense, Darynda Jones criou uma série de cinco audaciosos thrillers. Primeira Campa à Direita, o primeiro da série, coloca-nos face a uma ambiguidade constante entre o bem e o mal, entre a vida e a morte, entre o desejo de ajudar e a força maligna que sempre acompanha (e tenta) Charley, a protagonista.


Opinião:
Primeira leitura "a sério" no meu lindo kobo. Já li através do kobo uns quantos contos, mas este foi o primeiro livro que li por lá, e devo dizer que se lê muitíssimo bem por lá :) Não estava à espera de gostar tanto, mas acabou por ser um bom negócio. Adquiro livros a um preço muito menor (por vezes até são gratuitos) e a qualidade de leitura é a mesma que um livro. Até dá mais jeito em certas situações, como por exemplo se levamos o livro connosco nos transportes ou assim. É menos peso e temos muitas opções de leitura. Mas passando para a opinião em si, este é um livro publicado em Portugal, pelo Círculo de Leitores, sendo que me havia captado imenso a atenção. Assim quando o consegui ler, não resisti a meter mãos à obra e chego a atrever-me a compará-lo um pouco com a saga de Mercy Thompson da autora Patricia Briggs, especialmente devido à personalidade da personagem principal.

Charley desde pequena que carrega um dom (ou será uma maldição?). É um anjo da morte, sendo a sua missão tentar levar os espíritos dos mortos para o "outro lado". Para estes espíritos ela é como uma grande bola de luz, uma bola de luz andante, falante e deveras respondona. Tendo esse dom desde criança, cedo aprendera a falar o menos possível dele, pois quando uma pessoa afirma que é um anjo da morte, especialmente em criança, a reacção é gozarmos e afastarmos-nos da pessoa. Não tendo muitos amigos humanos, acaba por tê-los em espírito, acabando assim por ser constantemente seguida por todos os lados por alguns espíritos e tendo inclusive alguns a morar em sua casa.

A única pessoa que sabe desde dom é o seu tio, que sempre a ajudou a escondê-lo, algo que é essencial, especialmente nos relatórios policiais. Porque sim, Charley é uma investigadora privada, especialmente boa em casos de assassinado, não fosse o caso de acabar sempre por ver e falar com o espírito da pessoa assassinada. Mas este novo caso acaba por a envolver mais que o habitual, apanhado-a inclusive numa altura mais frágil, em que a nossa detective descobre que tem um anjo protector assustador e que se apresenta com um uniforme da prisão. Quem será o misterioso homem que a salva sempre das piores situações? E porque é que estão a ocorrer vários homicídios em simultâneo cujas vítimas se ligam a apenas uma pessoa?

Devo dizer que gostei deste livro e me surpreendeu pela positiva. Como referi em cima, a personagem principal deste livro, Charley, fez-me lembrar de certo modo a Mercy da grande saga de Patricia Briggs. Uma personagem forte, decidida e que quer ultrapassar a toda a força os seus problemas sozinha, sem ajuda de ninguém. Tal como Mercy, acaba sempre por ter pessoas que a querem ajudar, especialmente homens. É verdade que Charley não é um ser sobrenatural da mesma categoria de Mercy, nem está rodeada por lobisomens, mas acaba por ser um anjo da morte e acabamos no final deste livro por descobrir que estava mais rodeada por personagens sobrenaturais do que a própria suspeitava. O livro está escrito num tom descontraído e irónico, sendo que mesmo nas piores situações há alguma coisa que nos faz soltar umas boas gargalhadas, especialmente porque o livro é escrito na primeira pessoa e os pensamentos de Charley são hilariantes.

Um livro que recomendo e uma saga que irei sem dúvida continuar a ler!

2 devaneios:

risonha disse...

Tens que ler o resto da colecção... eu já li até ao quinto volume, e cada um que leio é melhor que o anterior.

Anónimo disse...

Ai que ainda me deixas mais curiosa *.*

Enviar um comentário