sexta-feira, 25 de abril de 2014

Se Disser que Te Amo Vou Ter de Te Matar

Autora: Ally Carter
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 304
Editor: Booksmile
ISBN: 9789897072222

Sinopse:
O Colégio Gallagher (para Raparigas Excecionais) parece à primeira vista uma escola típica, onde as adolescentes se preocupam em combinar a cor da mala com o top que vão usar, e suspiram quando um professor giro lhes sorri.
Isso até é verdade, mas o que o comum dos mortais desconhece é que nas suas malas levam câmaras ocultas e o tal professor giro dá aulas de Preparação para Missões Secretas. O Colégio garante que forma os maiores génios do país… mas na realidade é a melhor e mais conceituada escola de espias e agentes secretas.
Cammie Morgan (ou Camaleão, como gostam de lhe chamar) é uma das miúdas de Gallagher. Passou para o segundo ano do curso e pode dizer-se que é uma ótima aluna: é fluente em catorze línguas e capaz de matar um inimigo de sete maneiras diferentes (uma das quais apenas com esparguete cru).
Mas ela é também uma adolescente. E no momento em que conhece um rapaz da cidade, que nunca poderá saber quem ela é na realidade, percebe que há questões para as quais o Colégio não a preparou.
Cammie está prestes a enfrentar a missão mais perigosa de sempre: apaixonar-se! Será que está preparada?


Opinião:
Sinceramente, não sei o que me fez olhar para este livro. Não sou muito de livros juvenis mas este tinha qualquer coisa que me chamou a atenção e aumentou a curiosidade. Talvez tenha sido a capa que aponta para um livro juvenil com muitas crises existências de adolescência mas contadas de um ponto de vista mais divertido. Ao juntar isso à premissa de uma escola secreta de espias... Parecia-me um livro engraçado e de leitura leve.

Cammie é conhecida como o Camaleão. Um nome que para uma rapariga normal poderia ser o fim da sua vida social, mas que nunca escola de espias é uma característica muitíssimo positiva e algo que a faz popular, afinal ser invisível é uma grande arma para uma espia. A sua mãe é nada mais nada menos do que a directora da escola onde Cammie anda, sendo que por isso todos acham que Cammie sabe as novidades todas em primeira mão, o que é mentira, sendo por vezes última a saber de algo, visto que a sua mãe era uma profissional a guardar todo o tipo de informações.

O novo ano escolar começa e este promete ser muitíssimo difícil! Novo professor (muito exigente por sinal), uma estranha aluna nova (que nem era suposto tornar-se aluna) e um novo rapaz, demasiado normal para Cammie conseguir namorar com ele! Ou pelo menos é isso que ela pensa.

Surpreendeu-me. Este foi um daqueles livro que comecei a ler porque o meu sexto sentido me disse para o fazer, e ainda bem que o fez. Como disse inicialmente, não houve nenhuma razão especial para o começar a ler, mas comecei e gostei imenso do que encontrei neste livro. Este é escrito como se fosse o diário de Cammie, ou seja, tem todos os pensamentos desta. Visto ser uma adolescente, e uma muito irónica por sinal, podem imaginar o que me ri com a reação desta a tudo o que a rodeava. Ao professor novo, ao rapaz que a encantou, às suas novas amigas...

As amigas de Cammie também são de rir às gargalhadas. Adorava quando estas escreviam pequenos comentários nas análises que faziam dos bilhetes que o rapaz por quem Cammie estava interessada lhe escrevia, porque sim, elas consideraram que juntar Cammie ao rapaz era uma missão e podem imaginar que estando nós numa escola de espias isto era algo a ser levado muito a sério.

É um livro que qualquer adolescente irá gostar, mas que também fará as delícias dos adultos, e ao dizer isto falo por mim mesma, pois foi um livro que me divertiu imenso, sendo de leitura rápida e leve. Aconselho a todos! Vou sem dúvida querer acompanhar mais aventuras da nossa Cammie e das amigas para o próximo semestre escolar.

3 devaneios:

Mafi disse...

Ainda bem que gostaste :) tmb o tenho para ler e vamos a ver se as vendas são boas para lançarem os outros!

Anónimo disse...

Espero bem que sim *.*

Anónimo disse...

adorei

Enviar um comentário