quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

[Parte 1] Mais um ano... mais um TOP!


É verdade, o ano de 2014 terminou ontem e
aqui está o meu TOP +.

Foi dos anos que li mais, especialmente no início do ano. O primeiro ano de mestrado acabou por se provar um ano cheio de tempo livre e se houve coisa que tive tempo foi para ler. Foi um ano em que me comecei a organizar e conseguia estudar, sair, conviver e ler, tudo muito bem organizado e até mesmo "calendarizado". Um ano em que cresci como pessoa e as minhas relações pessoais acabaram por crescer tanto em número como em "profundidade". Foi um bom ano e espero que o próximo seja igual e, quem sabe, até melhor!

Mas passando para os livros, como referi foi um ano cheio de leitura, li diversos géneros literários, diversos autores novos e outros conhecidos e claro, tenho os meus favoritos e aqueles que mais me desiludiram. E este é o TOP 5 dos meus livros favoritos de todo o ano!!

O favorito é sem dúvida alguma O Marciano de Andy Weir. Foi daqueles livros que me prendeu do início ao fim e que me surpreendeu imenso. Esperava um livro meio parado, afinal estamos a falar de uma pessoa perdida em Marte, mas acabamos por ter algo mais. O melhor livro do ano, sem dúvida alguma! Opinião aqui.

Em segundo lugar terei que colocar o livro Sonhos de Papel, em que podem ler a opinião aqui. Um livro que eu julgava que ia ser apenas mais um no meio de inúmeros romances de época e que acabou por ser uma narrativa sobre uma rapariga determinada que queria mudar a sua vida para melhor muitíssimo bem escrito e cheio de substância.

Em terceiro lugar coloquei um livro que não saiu este ano, mas sim no ano passado. Li-o nas férias de verão e adorei a forma como a autora explorou os sentimentos das personagens e como estes foram crescendo. Também adorei a narrativa não ter terminado quando os encontram e salvam da ilha, mas por ter continuado para além disso, para provar a verdadeira adoração que as personagens tinham uma pela outra. A opinião pode ser lida aqui.

  O quarto lugar é um lugar compartilhado. Coloquei dois livros (os livros de Terry Goodkind foram separados na versão portuguesa, por isso considero-os como um só) neste lugar porque não conseguia de forma alguma decidir qual deles tinha sido melhor. Ambos de fantasia, ambos com romance, intriga e mistério, são dois livro que embora totalmente diferentes no rumo que a história leva encantaram-me de igual forma. Feitiçaria, injustiça, males antigos... Têm tudo para me prender do início ao fim! Opinião do Half Bad aqui e do A Primeira Regra dos Feiticeiros aqui e aqui.

E este foi dos últimos livros que li (opinião aqui), mas foi uma narrativa empolgante e que me prendeu do início ao fim. A parte psicológica das duas personagens principais foi o grande truque de mestre neste livro e a exploração dessa psicologia não me deixou indiferente. Além disso as histórias cruzadas (da personagem principal e da arguida) foram muitíssimo bem exploradas e não consegui largar o livro enquanto não descobri o final.

Este foi o meu TOP +. Difícil de fazer porque, embora tenha a certeza dos três primeiros lugares, existem muitos outros que talvez colocasse em 4º e 5º.

E vocês?
Já decidiram quais as vossas melhores leituras do ano passado?

0 devaneios:

Enviar um comentário