quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Letras Escarlates

Autora: Anne Bishop
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 512
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896377397

Sinopse:
Ninguém tem a capacidade de criar novos mundos como Anne Bishop, autora bestseller do The New York Times. Nesta nova série somos transportados para um mundo habitado pelos Outros, seres sobrenaturais que dominam a Terra e cujas presas prediletas são os humanos. Meg é uma profetisa de sangue. Sempre que a sua pele é cortada, ela tem uma visão do futuro - um dom que mais lhe parece uma maldição. O Controlador de Meg mantém-na aprisionada de forma a ter acesso total às suas visões. Quando finalmente ela consegue escapar, o único sítio seguro para se esconder é no Pátio de Lakeside - uma zona controlada pelos Outros. O metamorfo Simon Wolfgard sente alguma relutância em contratar a estranha que lhe pede trabalho. Sente que ela esconde algo e, para além disso, ela não lhe cheira a uma presa humana. Algo no seu íntimo leva-o a contratá-la, mas ao descobrir quem a jovem realmente é e que o governo a procura, ele terá de tomar uma decisão. Será que proteger Meg é mais importante do que evitar o confronto que se avizinha entre humanos e Outros?


Opinião:
Eu adoro a Anne Bishop. Muitas pessoas dizem que não conseguem escolher um autor favorito, mas eu consigo e esta é a minha autora favorita. Adoro os seus mundos, a sua escrita, as suas personagens. Todos os livros que leio dela me prendem do início ao fim e fico fascinada com todos eles. Foi por isso que quando saiu este novo livro, que diga-se de passagem tem uma capa fenomenal, tive que o adquirir para ler!!

Meg precisa de fugir, precisa de sair do mundo humano e de fugir das suas regras e leis. Tem pouco tempo até que a encontrem, mas sabe que existe apenas um lugar onde se poderá encontrar segura, na terra dos Outros. No seu território a lei humana não funciona, por isso Meg não teria que regressar para os seus captores. Por sorte, encontra um anúncio em que procuram uma humana para um trabalho como intermediária entre os Outros e os Humanos. Quem está a anunciar o emprego é Simon Woflgard, um metamorfo que tal como o próprio nome indica, é um lobisomem. Este é o chefe daquele território dos Outros e o que ele diz é a lei. Simon sente de imediato que algo de estranho se passa com Meg. Esta não cheira a humano... mas também não cheira a nenhum dos Outros!!

Acontece que Meg é uma profetisa de sangue e uma das mais valiosa. Cada corte que lhe fazem na pele leva a que uma visão do futuro inunde a cabeça de Meg e no mundo humano muitas pessoas pagam valores exorbitantes por essas visões. Seres com os poderes de Meg são como objetos. Têm um Controlador, que é o responsável por elas e nunca saem da sua prisão, aprendendo tudo através de vídeos e da sua imaginação. Meg conseguira fugir ao seu pesadelo e procurava forma de se sustentar sem que a conseguissem ir buscar, utilizando-a de novo como um objeto de poder.

ADOREI este livro!! Tal como referi esta é a minha autora favorita e cria com cada mundo que fico boquiaberta com a sua imaginação. Este novo mundo divide-se entre humanos e os Outros. Os outros são seres muito mais poderosos, e não são constituídos apenas por metamorfos, mas também por seres que controlam a vida e a morte e até mesmo as estações do ano... Meg é uma pessoa a fugir do passado e tal é de imediato notado pelos outros, mas esta transmite uma aura diferente do normal. Parece não saber que é suposto ter medo dos Outros, o que a leva a tratá-los como se fossem uma pessoa qualquer. Esforça-se por ser amiga de todos e preocupa-se genuinamente com aqueles que a rodeiam, o que acaba por fazer com que todos naquele território a adorem e a queiram proteger.

Uma coisa que gostei neste romance foi que, apesar de estar subjacente um pouco de romance entre Meg e Simon, este não toma controlo da história. Este romance desenvolve-se muito lentamente a partir de ações que ambos tomam e é transmitido também ele por ações e não palavras, o que acaba por o tornar mais verdadeiro do que muitos romances descritos em muitos outros livros. Outra relação que adorei neste livro foi a relação entre Meg e o sobrinho de Simon. Simon tinha medo de tudo e de todos desde que lhe tinham assassinado a mãe, estando sempre na forma de lobinho e nunca na forma humana. Apenas começa a interagir com outros através de Meg e dos seus estranhos métodos de ensino, que deixam todos furiosos.

Todas as personagens neste livro são únicas. O ingrediente nele não é propriamente o desenrolar da história, que não tem reviravolta atrás de reviravolta, mas sim as relações entre as personagens que se vão criando ao longo de toda a narrativa. Sem dúvida um livro que adorei e vou ficar à espera dos próximos volumes. Recomendo!!

3 devaneios:

Unknown disse...

Olá
Li há uns anos a trilogia das Joias Negras e gostei bastante mas não cheguei a adorar.
Tenho de ler mais alguma coisa desta autora e este parece bem interessante. Além da capa que realmente é lindíssima.
Beijinhos e boas leituras

Vanessa Montês disse...

Olá!!

eu sou suspeita porque adoro a autora :p Mas gostei mesmo muito desta nova coleção dela :)

Bjs*

Femme Trivial disse...

Também é a minha autora preferida :) é bom "conhecer" alguém que partilha este meu gosto :D

Enviar um comentário