segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rebeldes

Autora: Anna Godbersen
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 312
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722341752
Colecção: Princesas de Nova Iorque

Sinopse:
Nova Iorque, passagem do século XIX para o XX. O glamour na alta sociedade é o pano de fundo para uma história que cruza amores e desamores com uma nota negra expressa na morte da jovem Elizabeth. Para salvar economicamente a sua família, Elizabeth foi obrigada a casar com um jovem rico, que não ama. Quem verdadeiramente é o amor da sua vida é o cocheiro William, que ao pertencer a um estrato social inferior tem de se manter no anonimato. Um dia, Elizabeth afoga-se, embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado. Será que foi alvo de premeditação ou de causa natural? Um romance que mostra o mundo dos salões e dos bailes da alta sociedade abastada, que copia os modelos importados de Paris. Raparigas bonitas com vestidos bonitos, em festas pela noite fora. Rapazes irresistíveis com sorrisos malandros e intenções perigosas. Mentiras, segredos e escândalos. Bem-vindos a Manhattan, 1899.


Opinião:
Ando numa fase de romances históricos. Sempre gostei deste género literário e nos últimos tempos ando a ler cada vez mais livros deste género. Este livro estava na minha lista de livros para ler há imenso tempo e finalmente consegui comprá-lo em conjunto com o segundo volume desta coleção.

A família Holland é uma das famílias com melhor reputação na sociedade nova-iorquina em pleno século XIX. Elizabeth é a filha mais velha da família, uma rapariga que desde pequena foi ensinada a comportar-se como uma verdadeira senhora, sempre composta, calma e adorável. Diana é a filha mais nova, sendo dona de um espírito rebelde, selvagem e muito aventureiro - o verdadeiro oposta da irmã. Esta era uma família feliz, até ao falecimento do patriarca, pai de Elizabeth e Diana. Este deixa-a não só com saudades suas, mas com imensas dívidas. Assim a grande família apenas encontra uma saída para não na desgraça. Casar a filha mais velha com Henry Schoonmaker - filho do patriarca da família Schoonmaker -, uma das mais ricas famílias nova-iorquinas. O problema? Elizabeth não o ama. Henry não a ama. Elizabeth ama um dos criados, Will. Henry ama outra Holland, Diana. Lina, criada de Elizabeth, ama Will. Penélope, melhor amiga de Elizabeth, ama Henry. E é neste ambiente que a nossa ação se vai desenrolado...

Gostei imenso da história! Nas primeiras páginas como a ação decorria de uma forma mais lenta foi difícil ambientar-me, mas mal começam as primeiras intrigas, amores e traições, a história entra num ritmo tão harmónico e perfeito que é impossível parar e pôr o livro de lado, porque simplesmente queremos ler mais e mais! A escrita da autora é simples, mas consegue descrever com perfeição o ambiente e as personagens. Adorei o facto de cada capítulo se ir centrado em cada personagem e dos pequenos textos que encontramos antes da "abertura" de cada capítulo (normalmente uma pequena carta ou colunas do jornal da sociedade nova-iorquina deste livro).

As personagens são fantásticas. Temos desde Elizabeth, uma rapariga muito composta e calma por fora, mas que no interior é uma pessoa que ama ferozmente e que consegue tomar decisões totalmente inacreditáveis, até Penélope, que para a sociedade é uma pessoa provocante e que se mostra muito amiga de Elizabeth, mas que para atingir os seus objectivos passa por cima de tudo e todos, até de Elizabeth! Este livro centra-se essencialmente em Elizabeth, que é apresentada no início do livro e desenvolvida ao longo desde, enquanto que outras personagens, nomeadamente Diana - a sua irmã -, Henry - o seu noivo -, Penélope - a sua "melhor amiga" - e Lina - sua amiga de infância, mas torna-se simplesmente a sua criada e mais tarde a sua vida dá uma reviravolta -, começam a ser apresentadas neste livro, mas não são tão desenvolvidas como Liz.

Apenas posso dizer "ainda bem que já tenho o segundo volume!".

0 devaneios:

Enviar um comentário