1º volume - "Gente Vazia" (Hollow People)
2º volume - "O Espelho Quebrado" (The Gallow Glass)
3º volume - "O Cântico dos Mendini" (The Resurrection Fields)
2º volume - "O Espelho Quebrado" (The Gallow Glass)
3º volume - "O Cântico dos Mendini" (The Resurrection Fields)
Autor: Brian Keaney
Tradução: Susana Rodrigues de Carvalho
Editora: Gailivro
Tradução: Susana Rodrigues de Carvalho
Editora: Gailivro
Dante trabalha como moço de cozinha, o posto mais miserável de todos, num asilo psiquiátrico. Diferente dos outros, Dante tem algo que ninguém da sua idade devia ter, a capacidade de sonhar! Por outro lado temos Bea, filha de investigadores da instuição. A rapariga vive uma boa vida e privilegiada pois os seus pais encontram-se num posto um tanto ou quanto alto, mas também tem algo diferente de todas as outras crianças da sua idade e condição. Não se encontra motivada para a cerimónia que a iria fazer ser considerada uma adulta.
Toda a acção passa-se num país governado pelo Dr. Sigmundus, alguém que governa as pessoas dando-lhes através do seu livro de ensinamentos mentiras que prometem um mundo melhor e próspero. De acordo com o governante, a violência existe no mundo por causa de algo muito simples e importante para todos. Os sonhos! Assim, ao chegarem a uma certa idade, todos os habitantes do país terão uma cerimónia em que lhes será administrada a primeira dose de Icor, uma vacina que impede as pessoas de sonhar, fazendo-as perder a sua força de vontade, opinião e imaginação.
Mas existe um problema, a vacina não é 100% fiável e muitas pessoas continuam a sonhar. Muitas confessam-no, acabando por ser perseguidas. Outras calam-se e tentam esconder o facto ao máximo. E ainda há outras que se vão juntar aos Púnca, pessoas que continuam com a capacidade de sonhar entre outras e que tentam retirar Sigmundus do trono!
É para este mundo que Brian Keaney nos leva, um mundo onde a liberdade de expressão está pressa nas pessoas e muitas destas nem sabem que ela existe, pois a vacina simplesmente faz com que eles voltem a um estado de tal modo primitivo que não conseguem expressar o que lhes vai na cabeça.
É uma trilogia de leitura fácil e rápida, sendo o vocabulário simples e fluído e o tema embora não seja muito elaborado, é muito "terra a terra", querendo mostrar-nos o quanto importante são os sonhos e a possibilidade de os seguirmos. Cada página tinha uma nova informação e cada nova informação enchia-me de curiosidade para ver o que iria acontecer de seguida. As personagens foram devidamente desenvolvidas, acabando cada uma por ter a sua importância na história, mesmo aquelas que no início pareciam secundárias. Sem dúvida uma óptima trilogia para alguém que não procura algo muito rebuscado mas que não deixa de querer ler algo bom!
0 devaneios:
Enviar um comentário