domingo, 21 de novembro de 2010

Os Leões de Al-Rassan

Autor: Guy Gavriel Kay
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 552
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896372743

Sinopse:
Inspirado na História da Península Ibérica, Os Leões de Al-Rassan é uma épica e comovente história sobre amor, lealdades divididas e aquilo que acontece aos homens e mulheres quando crenças apaixonadas conspiram para refazer - ou destruir - o mundo.

Lar de três culturas muito diferentes, Al-Rassan é uma terra de beleza sedutora e história violenta. A paz entre Jaditas, Asharitas e Kindates é precária e frágil, mas é precisamente a sombra que separa os povos que acaba por unir três personagens extraordinárias: o orgulhoso Ammar ibn Khairan - poeta, diplomata e soldado, o corajoso Rodrigo Belmonte - famoso líder militar, e a bela e sensual Jehane bet Ishak - física brilhante. Três figuras cuja vida se irá cruzar devido a uma série de eventos marcantes que levam Al-Rassan ao limiar da guerra.


Opinião:
Ammar ibn Khairan é um excelente soldado, mas cuja alma está virada para a poesia e a política, sendo o espião preferido de qualquer rei e conhecido não pelas suas obras de arte mas pelos seus serviços de assassino ao serviço do rei. Conhecido pelo assassinio do último dos califas, este é um homem que se acaba por descobrir que apesar de tudo não gosta de ser julgado por esse acto, um acto que ele próprio admite que foi algo que simplesmente fez "por fazer" quando era mais novo. Quando o Rei Almalik decide fazer uma loucura e matar todos os homens de maior posição social, o que revela o seu caracter egocêntrico, Ammar não quer ficar com os louros de tal matança que por sinal nem tinha conhecimento.

Hehane bet Ishak seguiu as pegadas do pai tornando-se uma excelente médica e tomando conta de todos os que necessitam dos seus serviços, sendo considerada, depois de seu pai, a melhor médica que já foi vista e com uma forte personalidade em conjunto com uma inteligência e discernimento sem igual. Acaba por fugir da sua cidade por ser médica do único convidado de grande posição social que não tinha comparecido à mantança do Rei Almalik, tendo sido ela a ordenar ao homem que não fosse ver sua majestade pois estava demasiado doente.

Rodrigo Belmonte é um excelente líder militar, conhecido pelos seus conhecidos, nunca ter sido derrotado e esposo de uma das mulheres mais bonitas à face da Terra, um homem de palavra, honra e família, encontrando-se sob as ordens do Rei de Vallado. Estas são as nossas três personagens principais.

Comecei a ler este livro porque havia uma leitura conjunta no fórum Bang! e como nunca tinha participado em nada do género, decidi experimentar. Antes de mais tenho a dizer que gostei da experiência, embora não tenha conseguido acompanhar bem o andar da leitura por vários razões. Primeiro porque com o início da faculdade o tempo diminuiu drasticamente, depois porque naquela altura o meu computador foi-se à vida! Mas pronto, quando as férias chegarem irei sem dúvida alguma entrar em mais uma destas leituras!!

Voltando ao livro, adorei!! Encontrava poucas críticas feitas a este, mas sempre que encontrava alguma era imensamente positiva o que como é natural, despertava-me uma enorme curiosidade! As personagens são grande parte da essência do livro! Únicas, determinadas, decididas e muito reais. Graças a elas e à fantástica escrita do autor entramos na história calmamente e de uma forma que nem nos apercebemos e acabamos por não largar o livro até este terminar! Há imensos acontecimentos totalmente inesperados ao longo do livro, imensas reviravoltas e uma luta final que embora há muito esperada, pensava que nunca iria acontecer, mas que dá um ar mais verdadeiro ainda a toda a história.

Apenas posso dizer, leiam! Leiam que não se irão arrepender! Este é um livro único, excelente e é com muita vontade que espero que a SdE publique algo mais desde autor!!

3 devaneios:

Elphaba disse...

Já li tão boas criticas deste livro mas nunca senti vontade de o ler… Não sei porque, não me chama mesmo nada atenção. Esta na lista negra (da minha carteira), claro! Mas não o devo comprar a não ser que haja uma grande promoção ou me ofereçam… não me cativa mesmo nada a comprar.

Anónimo disse...

Eu tive sorte porque foi oferta da promoção 2=3 do site da editora SdE (adoro comprar por lá :P)m porque também não estava na minha lista de prioridades, principalmente porque a sinopse não "mostra" nem metade do que o livro é... Provavelmente esse foi também um dos meus motivos. Embora a reedição deste livro tenha uma capa lindíssima! Especialmente ao vivo, ao cores são mesmo UAU!!

bjs*

Jojo disse...

Eu também sou da opinião que a Elphaba... a sinopse nunca me cativou. Mas a tua opinião já é outra história!!!

Bjinhos*

Enviar um comentário