quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os Homenzinhos Livres

Autor: Terry Pratchett
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 256
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896372477
Colecção: Teen

Sinopse:
A Senhorita Perspicácia Carraça, bruxa de algum renome, preocupa-se com um ondular nas paredes do mundo, uma perturbação centrada em terras de cré, onde não é costume nascerem bruxas de mérito. Mas a pequena Tiffany Dores decide contrariar a tradição porque o seu irritante irmãozinho foi raptado pela rainha das fadas. Ajudada por um sapo falante e por um exército de Homenzinhos Livres ladrões, bêbados e arruaceiros (os Nac Mac Feegles), Tiffany deita mãos à obra.


Opinião:
Este é sem dúvida um autor muito falado. Mas de quem eu nunca tinha lido nada. E agora estou arrependida de tal pois ADOREI este livro!!

Tiffany é uma pequena mas forte rapariga do campo que vive com os pais e irmãos e é conhecida na sua terra devido à sua famosa falecida avó, a Dona Dores. Tiffany tem um sonho, quer ser bruxa! Mas ser bruxa no Cré não é fácil, pois as bruxas não gostam do solo do Cré. No dia em que os famosos professores nómadas chegam ao Cré, Tiffany entra numa estranha barraca. Nessa barraca está a Senhorita Perspicácia Carraça, uma famosa bruxa que é logo reconhecida como sendo uma bruxa por Tiffany.

Tudo parece simples, até o irmão de Tiffany ser roubado pelo Rainha, uma elfa poderosa que vive num eterno inverno deste que o Rei a abandonou, sentido-se só e abandonada, querendo tudo à sua maneira. É nesta procura que Tiffany tem a ajuda dos Homenzinhos Livres, seres minúsculos e azuis que vivem para a bebedeira, porrada e roubanheira. Uns seres estranhos mas em quem se pode confiar a vida. Será que Tiffany vai recuperar o seu irmão e conseguir ser uma bruxa famosa?

Como disse anteriormente, adorei este livro. Não estava há espera de tal coisa, mas gostei mesmo muito. Este livro é como uma brisa de ar fresco no meio de tanto vampiro e anjos que agora estão em praticamente todos os livros de fantasia. Não que eu não goste desses, mas é algo diferente e inovador. A escrita do autor é fluída, por vezes sarcástica e muitíssimo divertida! A personagem principal é decidida, inteligente e através dela vemos aquele conflito de "o meu irmão é irritante, estou farta dela, mas mesmo sem saber bem o porquê adoro-o!". Além disso através também de Tiffany, vemos como por vezes, ser famoso não é ser conhecido por todos.

Sem dúvida um livro a não perder!!

0 devaneios:

Enviar um comentário