quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Monte dos Vendavais

Autora: Emily Brontë
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 320
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722342476
Colecção: Obras Literárias Escolhidas

Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.


Opinião:
Catherine Earnshaw é a filha do senhor do Monte dos Vendavais, uma grande e bela mansão rodeada de espaços verdes e alegria. O seu pai para além de a ter como filha, tinha também Hindley Earnshaw como filho e Heathcliff como filho adoptivo, uma rapazinho que encontrou abandonado e que não o deixou indiferente. Depressa Heathcliff torna-se o melhor amigo de Catherine e acabam por estar sempre juntos, adorando-se mutuamente. Esta adoração foi crescendo à medida que o par cresceu e os anos passaram, acabando por se tornar num grande amor. Mas Hindley, que odiava Heathcliff pois este conseguia, mesmo sem querer, que as atenções do seu pai e da sua irmã se virassem para ele, tentava de tudo para lhe tornar a vida num inferno. Heathcliff ignorava todas as provocações e por muito que estas o incomodassem vingia o contrário. Até ao momento em que o chefe de família morre e Hindley o manda para a cozinha, tornando-o num simples criado. Para piorar, durante uma brincadeira entre Heathcliff e Catherine, esta tinha sido apanhada, tendo sido castigada e ao voltar deste castigo uma grande mudança na sua personalidade estava presente, já não sendo a menina despreocupada e livre de antes, mas sim uma senhora de alta classe que olhava para todos de cima.

Acabando por se convencer que a mundança de Catherine também lhe tinha afectado o coração, Heathcliff saí do Monte dos Vendavais e durante anos a fio ninguém sabe nada dele. Mas ele acaba por volta, aí se volta! E volta como uma tempestade pronta a fazer com que todos se lembrem do lhe fizeram. Começa assim a sua vingança, atacando Hidley, Catherine, o marido de Catherine e estende a sua vingança à descendência, atacando também a filha de Catherine e Edgar, o seu próprio filho com a irmã de Edgar (filho fruto de uma relação que da parte de Heathcliff apenas servia para vingança) e Hareton, filho de Hidley.

Este livro é considerado um clássico e tem razão para tal! Sinceramente acho que não tenho palavras suficientes para o descrever como deve ser. Um livro que tem como grande plano uma grande paixão entre a egoísta Catherine e o maldoso Heathcliff, que apesar de só fazer acções nefastas e cruéis em toda a acção, consegue capturar-nos o coração e segui-lo de uma forma única. Um livro que se quase se pode dividir em duas histórias, duas grandes histórias de amor, mas em que a primeira, surge para tentar acabar com a segunda. Através destas duas histórias, passando-se em duas gerações diferentes, vemos como a primeira podia ter acabado tão bem, não fosse a natureza das personagens que nela entravam, se estas não fossem orgulhosas, teimosas e tão cruéis. "Uma paixão que tudo consome e que arrasa tudo o que se tenta intrometer entre eles. Até a própria morte…"

Adorei e tenho pena deste ser o único livro da autora, mas irei sem dúvida experimentar ler algo das suas irmãs. Leiam-no, mas leiam com calma, saboreiem-no bem e vão ver como não se irão arrepender!

1 devaneios:

Carla disse...

Tenho que o ler, comprei na feira de velharias por 2euros e está por cá na estante.
Boas leituras;)

Enviar um comentário