segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Mágicos

Autor: Lev Grossman
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 376
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896571313

Sinopse:
Quentin Coldwater, um aluno do liceu intelectualmente precoce, foge ao tédio da vida diária lendo e relendo uma série de livros de fantasia passados num país encantado chamado Fillory. Como toda a gente, o jovem parte do princípio de que a magia não é real, até que se vê de repente admitido num colégio de magia muito secreto e muito exclusivo, a norte de Nova Iorque.
Ao atravessar uma viela de Brooklyn, no Inverno, Quentin vê-se, em pleno fim de Verão, nos terrenos do idílico Colégio de Pedagogia Mágica de Brakebills e depois de passar por um difícil exame de admissão, inicia um complicado e rigoroso curso de feitiçaria moderna, ao mesmo tempo que descobre as alegrias da vida escolar: amizade, amor, sexo e bebida. Porém, falta-lhe qualquer coisa. Ao mesmo tempo que aprende a lançar feitiços, a transformar-se em animal e a adquirir poderes com que nunca sonhara, Quentin descobre que a magia não lhe dá a felicidade e a aventura com que sonhava.

Psicologicamente penetrante e muito absorvente, Os Mágicos transita por um território desconhecido, imaginando a magia como uma actividade praticada por pessoas de carne e osso, com desejos, caprichos e emoções voláteis. Lev Grossman criou um mundo bastante original em que o bem e o mal não são absolutos, em que sexo e amor não são simples ou inocentes e onde a ambição pelo poder tem um preço terrível.


Opinião:
Quentin é um aluno brilhante, adpeto de pequenos truques de magia e que vive uma vida taciturna, sem importância e totalmente indiferente. Até que um dia vê-se numa estranha instituição em que lhe é dito que irá fazer um teste com várias fases a fim de ver se consegue entrar na escola. Logo aqui as coisas começam muitíssimo estranhas, quando Quentin se apercebe que todos naquela turma têm o comportamento de alguém que durante toda a sua vida fora inteligente, sabia disso e aproveitava-se disso. Após horas e horas exaustivas de testes, as centenas de pessoas que o tinham ido fazer, haviam desaparecido, sobrando Quentin e um outro miúdo vestido de uma maneira peculiarmente estranha.

Assim se descobre em Brakebills, uma grande escola de magia, onde todos se encontravam ao mesmo nível de inteligência, mas a um diferente de talento. E assim seguimos a vida de Quentin na escola, as amizades, os amores e desamores, os diversos caminhos que se cruzam durante a sua vida e muito mais, enquanto é acompanhado por uns livros que adora de que se passam em Fillory...

Mas se com esta pequena sinopse pensaram que este era um simples livro de magia, desenganem-se. Nunca tinha lido nada deste autor e fiquei deveras impressionada. Com um início mais para o juvenil, ao longo do livro vemos que este é tudo menos juvenil, onde uma realidade nos é exposta pela maneira nua e crua, embora bem escrita pelo autor. Este autor não está com floreados para dizer algo horrível, di-lo e ponto final, o que causa um grande impacto e surpreende imenso. Fala de assuntos como amor, sexo, poder, inteligência de uma forma que muitas vezes é pensada, mas nem sempre dita, surgindo assim um estilo muito próprio de escrita, que embora eu tenha noção que nem sempre agrada a todos devido à tal crueza, me agradou imenso.

Outra coisa que se nota neste livro, e muito, são influências de escritores conhecidos, nomeadamente J. K. Rowling e C. S. Lewis. Mas são influências que se notam devido a pequenas coisas. Nomeadamente a escola de magia, que faz lembrar um tanto ou quanto Hogwards, devido a ser uma escola invisível a olho nu, além de que o processo de entrada também é estranho, e mundos paralelos, como Nárnia, que neste livros se transcreve por Fillory, e onde os reis são quatro, duas humanas e dois humanos, embora de resto quase tudo dentro desse mundo seja diferente. Uma coisa que me apercebi é que ao longo de um livro que podia e muito sofrer com as igualdades, o facto de estas estarem expostas tão livremente é precisamente o que impede tal de acontecer.

Após a leitura deste livro e de investigar um pouco sobre o autor, descobri outra obra deste em português, para além de descobrir que a tenho cá em casa. Será uma das minhas próximas leituras!

0 devaneios:

Enviar um comentário