segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Princesa Guerreira

Autora: Barbara Erskine
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 680
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896571139
 
Sinopse:
No limiar entre o sonho e a vigília, a loucura e a clarividência, duas mulheres separadas por dois mil anos de História partilham o mesmo segredo, nas encruzilhadas e labirintos de uma perseguição milenar.
Jess, professora em Londres, é vítima de um ataque de que não consegue recordar-se. Tudo indica que o agressor é um homem que a conhece bem. Assombrada pelo medo e pela suspeita, Jess refugia-se na casa isolada da irmã, na fronteira do País de Gales. O silêncio que procura é, porém, interrompido pelo choro de uma misteriosa criança.
A casa, a floresta que a cerca e o vale mais abaixo transportam ecos de uma grande batalha, travada dois mil anos antes. Ali caiu Caratacus, liderando a resistência das tribos da Britânia aos invasores romanos. O rei foi capturado e levado para Roma como prisioneiro, juntamente com a mulher e com a filha, a princesa Eigon.
Sentindo-se impelida a investigar a história de Eigon, Jess segue os seus passos até à Roma de Cláudio e de Nero, onde a princesa assistiu ao grande incêndio, presenciou a perseguição movida aos cristãos e privou com o apóstolo Pedro. Aqui, talvez o mistério da extraordinária vida de Eigon se desvende, ou Jess se abandone progressivamente à sua obsessão, arriscando uma proximidade crescente com o seu agressor.
 
 
Opinião:
Nunca tinha ouvido falar desta autora, mas mal vi a capa, que é simplesmente linda, não resisti a ler a sinopse. E ao fazê-lo não resisti a ler o livrinho!!
 
Jess é uma professora dedicada aos seus alunos, bondosa, trabalhadora e adorada por todos. O fim do ano lectivo chegou e na festa de comemoração algo lhe acontece... Algo de que ela não se lembra, apenas pode afirmar que lhe aconteceu devido ao estado em que acordou, cheia de nódoas negras e feridas. Mas essa desorientação não a faz baixar os braços, e por muito medo que sinta, quer lembrar-se de quem lhe fez aquilo, como e porquê! É então que quando as suspeitas recaem sobre várias pessoas que ela conhece e confia, decide afastar-se ido para a casa da irmã na fronteira com do País de Gales, numa zona calma e isolada.
 
Mas mal sabia ela que a ida a essa casa iria desencadear todos os acontecimentos que fariam com que a sua memória voltasse e uma homem vingativo e cheio de ódio se mostrasse!! Mas também é aí que Jess começa a ouvir a voz de uma criança que viveu há anos atrás... Uma rapariga que em pequenininha foi violada, mas decide graças à sua mãe, manter esse assunto escondido. Mas o Homem é um ser que consegue ser desprezível e por muita ignorância que se faça sobre um assunto, tudo volta para assombrar essa rapariga de seu nome Eigon, e por muito que ela tende avançar na sua vida, enquanto não colocar um ponto final no seu passado, será impossível viver.
 
Um início emocionante! Mal comecei a ler este livro houve logo algo que me fez querer continuar a lê-lo de imediato! Começa logo com a história, não há cá início chatos e demorados! A juntar a isso a personagem principal no início mostra-nos logo ser alguém que aje e não que fica a ter pena de si própria, uma coisa que me admirou e que gostei imenso. A escrita da autora também é muito boa, fluída e fácil de seguir. Ela conseguiu intercalar perfeitamente bem as personagem do passado e dos presente e gostei imenso disso, além de que vários dos acontecimentos eram imprevisíveis o que me fez gostar ainda mais do livro.
 
O grande problema do livro é o tamanho. Acho que se o livro fosse mais pequeno tornava-se melhor. A autora já no final começou a meu ver a forçar um pouquinho a história e a forçar os elementos surpresa o que foi uma pena, pois gostei bastante do livro, achando as últimas partes do livro forçadas e meio sem graça.
 
Mas que fiquei cheia de vontade de ler outro livrinho desta autora fiquei!

0 devaneios:

Enviar um comentário