quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um Amor em Segunda Mão

Autora: Isabel Wolff
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 352
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896660581
 
Sinopse:
Um Amor em Segunda Mão conta a história de Phoebe Swift, uma especialista em moda que decide deixar o seu emprego na leiloeira Sotheby’s para abrir o seu próprio negócio - uma pequena loja de roupa vintage no Sul de Londres, chamada Vintage Village. Ao mesmo tempo, Phoebe está a lidar com a recente perda da sua melhor amiga, Emma, e com a separação do seu noivo. Por isso, refugia-se no trabalho - restaurando as maravilhosas e antigas peças de roupa que compra, revendendo-as para que tragam algum glamour à vida das clientes. Mas Phoebe não consegue deixar de pensar nas «vidas passadas» destas roupas - nas histórias que contariam se pudessem falar. Um dia conhece Thérèse Bell, uma senhora de idade, de origem francesa, com uma belíssima colecção de moda para vender. Entre os fatos elegantes e vestidos de alta costura, Phoebe encontra um casaquinho de criança azul que data da época da II Guerra Mundial - uma peça que a Sr.ª Bell se recusa a vender. À medida que se vão tornando amigas, Phoebe vai escutando a triste e inspiradora história por trás do casaquinho azul - e vai descobrir uma ligação inesperada entre a vida da Sr.ª Bell e a sua, uma ligação que lhe permitirá libertar-se da dor do passado e voltar a amar.
 
 
Opinião:
Emma e Phoebe são as melhores amigas. Em crianças estavam sempre a brincar juntas e o jogo das escondidas era o seu preferido, tendo Emma um jeito especial para este, embora uma vez, numa brincadeira, esta tivesse pregado um susto de morte a Phoebe, ao suster a respiração durante imenso tempo o que vez com que Phoebe tivesse chegado a pensar que tivesse morrido!
 
Passaram-se vários anos... Phoebe tem agora uma relação estável, praticamente perto do casamento e Emma é uma reconhecida estilista de chapéus, muitíssimo popular entre quem tenha o dinheiro para pagar o que os seus chapéus valem. Mas quando tudo parece estar perfeito, as coisas mudam, e por vezes o que gostavamos que fosse de novo uma brincadeira de crianças acaba por se demonstrar demasiado real...
 
Decidida a afastar-se do passado e a recomeçar uma nova vida, Phoebe está agora solteira e decidida a começar o seu sonho de abrir uma loja de roupa vintage. Um mundo só seu, um mundo onde pode viver com memória de outras pessoas, memórias que possam ter sido mais alegres do que a sua, uma loja que traz alegria às pessoas que encontram lá o seu vestido, que encontram aquela peça de roupa única que mais ninguém tem ou terá. É nesta busca pela felicidade e por um futuro mais brilhante que Emma conhece Thérèse Bell, uma senhora de origem francesa que tendo sido diagnosticado um cancro, decide livrar-se das suas roupas e que ao encontrar uma entrevista sobre a abertura da loja de Phoebe, feita por um repórter chamado Dan para um novo jornal regional, decide vender-lhe as suas roupas mais antigas, umas roupas vintage de muito boa qualidade.
 
Mas o que parecia para Phoebe ser uma nova compra de artigos para a loja, acaba por se revelar muito mais. Uma busca pela felicidade, pelo amor próprio e pela sua própria paz de alma.
 
ADOREI!!! Há muito tempo que um livro não me fazia ter tanta vontade de o acabar para saber o final mas ao mesmo tempo me dava pena que estar prestes a acabar. Um livro que junta a história de várias pessoas ligadas entre si por Phoebe. Desde a história da sua mãe, uma mulher que se divorciou do marido pois este traiu-a, levando-a a culpar-se a si própria e à sua velhice, achando que a beleza que tinha já não existia em si; passando pela história de um pai viúvo que já cuida da filha sozinha há 10 anos, protegendo-a e dando-lhe tudo o que ela quer, mimando-a e nunca lhe ensinando o significado da palavra não; atravessando a história de Thérèse Bell, que se culpa a si própria pela perda da vida da sua melhor amiga nos campos de concentração Nazis; chegando finalmente à própria Phoebe que se encontra numa luta consigo própria devido o que aconteceu à sua amiga Emma.
 
Todas as personagens deste livro são muitíssimo bem desenvolvidas, todas têm os seus dramas pessoais, todas os tentam ultrapassar ao máximo dando o seu melhor dia após dia! A escrita da autora é fantástica e consegue colocar-nos de tal modo no mundo do livro que estamos a ler que não o queremos largar por nada deste mundo, pois apenas queremos saber o que irá acontecer às personagens, quais serão as suas decisões, o que lhes acontecerá no futuro!
 
Sem dúvida um dos melhores livros que li nos últimos tempos e visto que acabei de descobrir que a autora tem outro livro publicado em Portugal, irei logo que possível lê-lo! Recomendado para todos e posso afirmar que sem reserva alguma!!

2 devaneios:

Books Lovers disse...

A história parece cativante. Ainda não li nada da autora, mas fica a recomendação ;)

Books Lovers

Anónimo disse...

A história é mesmo muito cativante, se o leres vais ver que vais gostar ;)

Enviar um comentário