quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lisboa Triunfante

Autor: David Soares
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 416
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896370831

Sinopse:
Lisboa Triunfante é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas, cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro. Reunindo elementos de romance histórico e fantástico, este é o livro definitivo sobre uma Lisboa mágica, que possui tanto de reconhecível quanto de maravilhoso. Lisboa Triunfante é um triunfo da imaginação.


Opinião:
Nunca tinha lido nada deste autor, mas em geral as opiniões que tinha lido eram positivas, falando da imaginação existente nos seus livros e da escrita rica, detalhada e muitíssimo fluída. Por isso foi com muita curiosidade e expectativa que entrei neste novo mundo... porque sim, este livro é como um novo mundo que vamos descobrindo à medida que vamos virando as suas páginas. Este é um livro difícil de descrever e de escrever uma pequena sinopse, por isso vou passar directamente para a minha opinião e o que me surpreendeu na obra.

Este livro tinha duas capas distintas, uma com uma raposa e outro com um lagarto. Ambas as capas estão directamente relacionadas com a história que os autor no dá a conhecer. A raposa está directamente ligada à manha, sendo um ser trapaceiro e ligado directamente ao mal, às más acções. Mas porque é que tal ser é ligado directamente a algo tão negativo? Neste livro o autor arranja-nos uma explicação bastante plausível e deveras curiosa: "Como era possível a bicha amanhar aquelas feições tão perversas: tão... humanas?...". Já o lagarto é um dos seres mais antigos da história da terra, existindo já há milhões de anos. Também é um ser que ligamos a algo mau e essencialmente a um mal religioso, cristão, não fosse o lagarto que tivesse feito com que Eva provasse o fruto proibido. Mas também aqui o autor nos leva por outro caminho, ligando o lagarto não apenas à tentação, mas ao próprio Jesus Cristo!

Este livro encontra-se separado em diferentes capítulos, capítulos esses que correspondem a diferentes linhas temporais. Começamos com uma tribo Neandertal, onde descritos por David Soares, estes seres racionais são muito menos "broncos" do que julgamos na actualidade. É assim que continuamos a passear por diferentes épocas, passando e conhecendo diferentes personalidades e histórias e acabando por constantar que tudo o que tinhamos lido anteriormente se interligava de alguma forma, mesmo sem sabermos. Podemos afirmar que este livro são histórias dentro de histórias.

Desde Aquilino Ribeiro, Frei Gil de Santarém, D. João V, etc, o autor leva-nos num livro que junta romance, ficção científica, fantastico, terror... E que no fundo é um livro que junta vários mitos, mitos portugueses, das nossas terras lusitanas! E é com uma das escritas mais ricas que li desde sempre, que somos levados pelo nosso pequeno país em diferentes aventuras e histórias muito diferentes e mais especiais do que esperavamos.

Fiquei deveras supreendida com este autor e acho que irei ler algo dele num futuro muito próximo!!

0 devaneios:

Enviar um comentário