terça-feira, 19 de junho de 2012

Escândalo

Autora: Therese Fowler
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 400
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892315904
Coleção: Fora de Colecção


Sinopse:
O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou.


Opinião:
Ao ler a sinopse deste livro a primeira coisa que me passou pela cabeça foi "romance de adolescentes com aspecto querido". Visto que me andava a apetecer ler algo assim, não resisti e fui ler este livrinho.

Amelia é uma rapariga exemplar. Filha de pais de alto estatuto, é uma excelente aluna, uma pessoa muito certinha e simpática. Mas esta tem um sonho, ser cantora! Um sonho que os pais, duas pessoas que acham que quem não se formar não tem futuro, desconhecem. Mas não é só isso que desconhecem, estes também não sabem que Amelia namora com Anthony, um rapaz que cresceu com a companhia da mãe e do avó materno e sem pai. Embora pertença a uma classe social totalmente diferente de Amelia, isso não os impediu  de se apaixonarem e começarem a sair. Mas ambos decidiram manter a relação em segredo até Amelia ser maior de idade, escondendo a relação de todos os que lhe são próximos exceptuando a melhor amiga de Amelia e a mãe de Anthony.

Mas um dia em que Amelia se esquece do computador em casa e o seu pai decidi ir ver o computador da filha, tudo se desmorona quando ele descobre fotos de Anthony nu no computador! Tendo no seu pensamento que a filha é pura e que Anthony é um fora da lei, o pai de Amelia convence-se que Anthony anda a perseguir a filha e sendo este maior de idade decide fazê-lo pagar!! Anthony acaba por ser preso, Amelia é trancada em casa e quando se pensava que as coisas não podiam piorar, Amelia também é presa!

Acabando por sair da cadeia, estes saiem de casa, juntos contra o mundo e decididos a arranjar forma de limparem os seus nomes!

Gostei mais deste livro do que pensava. Pelo que lia das críticas, não há uma única crítica que não compare este livro com "Romeu e Julieta" e estava com medo de encontrar algo demasiado parecido. Mas não me pareceu. Sim, é verdade que tem um casal, tem um pai (não é família inteira, mas mais o pai de Amelia) que está contra o namoro, mas de resto nem acho assim tão parecido. É um romance muito bonito, com personagens que sentem um grande amor um pelo outro. É um livro que nos alerta não só para a internet mas para o "crescer dos jovens". Mostra como muitas vezes os pais tendem a proteger os filhos sempre da mesma forma, como se estes não crescessem. E mesmo quando os filhos lhes dizem algo, os pais tendem a dizer "eu sei o que é melhor para ti". Sim, claro, os pais querem o melhor para os filhos, mas neste livro mostra que há alturas em que se tem que deixar os filhos cometerem os seus próprios erros e que nenhum  fica para sempre criança. Um livro que também fala da religião e do preconceito entre classe sociais, que ainda existe em demasia no mundo.

Sem dúvida uma leitura "soft" mas que consegue transmitir diversas mensagens ao mesmo tempo que lemos uma história de amor muito ternurenta e deliciosa!

0 devaneios:

Enviar um comentário