Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

quarta-feira, 13 de junho de 2012
Autora: Juliette Benzoni
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 240
Editor: Edições 70
ISBN: 9789724413440
Coleção: A História como Romance

Sinopse:
CASANOVA, CARTOUCHE, CAGLIOSTRO, três personagens lendárias do século XVIII, conheceram destinos paralelos em vários aspectos. Dois deles nasceram em Itália, e o terceiro, Cartouche, viu pela primeira vez a luz do dia em Paris, mas viria a ser conhecido em toda a França. O Sedutor, o Salteador, e o Mago inscreveram os seus nomes na História, com vidas plenas de aventura, paradoxalmente naquele que viria a ser conhecido como o século das Luzes. É sobre estas três figuras romanescas que Juliette Benzoni escreve, em narrativas biográficas plenas de mistério e aventuras.


Opinião:
Sempre gostei de história e romances históricos são sem dúvida grandes acompanhantes para amantes deste tema. Mas há autores e autores. Há uns que conseguem transformar belos períodos da história em obras más e sem sentido, e há outros que conseguem dar-lhes um toque mágico que nos faz ter mais vontade de saber o que se passou concretamente naquele tempo. Juliette Benzoni pertence à última categoria. Com um jeito especial para a escrita, sendo esta fluida, dramática e mágica, a autora consegue pôr-nos a imaginar os ambientes em que as personagens viviam, consegue pôr-nos com pena/ódio deles e com vontade de os ajudar/tramar. 

Neste livro temos três histórias, cada uma referente a uma grande personagem do século XVIII. Deste três apenas conhecia duas, Casanova e Cartouche, sendo Cagliostro uma nova e estranha personagem. Casanova é provavelmente a personagem mais popular destas três, sendo neste livro retratado como os factos históricos apontam e não sendo demasiado romanceado. Um homem mesquinho que tinha jeito para encantar mulheres e usou esse "talento" para se aproveitar delas e das suas riquezas. De seguida temos Cartouche, um ladrão que só consegue ver dinheiro à frente e faz de tudo para o conseguir. Por fim temos Cagliostro, que foi talvez quem eu gostei mais, um homem que com a sua alquimia achava que podia mudar a sua vida e o mundo.

Este é mais um romance que me deixou com água na boca por ler uma série da autora. Sei que ela tem várias e algumas publicadas em Portugal. Tenho que ir "inspecionar" essas séries e ler uma inteira, pois tenho a certeza que se gosto destes contos (eu considero-os como contos devido ao tamanho deles) dela, irei adorar uma das suas séries!

0 devaneios :