segunda-feira, 23 de julho de 2012

Outlander - A Libélula Presa no Âmbar

Autora: Diana Gabaldon
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 1004
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724620275

Sinopse:Durante vinte anos Claire Randall manteve o seu segredo. Mas agora, de férias nas majestosas e misteriosas Highlands, Claire planeia revelar à sua filha uma verdade tão impressionante como os acontecimentos que lhe deram origem: o mistério de um antigo círculo de pedras, um amor que transcende os limites do tempo e a verdadeira identidade de James Fraser, um guerreiro escocês cuja valentia levou uma Claire ainda jovem da segurança do seu século de vida para os perigos de um outro tempo. 


Opinião:
Após ter lido o primeiro volume desta saga e ter gostado da experiência, tive a sorte de ganhar este livro num passatempo e quando tive tempo (e coragem) para ler este grande livro (1000 páginas) lá entrei de novo no mundo das Highlands, um mundo onde a magia existe e nada é tão simples como parece.

Já se passaram 20 anos desde a última aventura de Claire. Claire no final do último livro tinha ficado grávida de Jamie e decidira ficar com este no seu tempo. Neste livro vemos que ela regressou para o seu tempo com o bebé. Um bebé fruto do seu amor intemporal por Jamie, que vivia aproximadamente 200 anos antes do tempo de Claire. Neste livro já temos a sua filha, de nome Brianna, crescida e matura. Uma jovem curiosa que quer saber mais sobre o seu pai, o porquê de este não viver consigo e de estar sozinha no mundo com a sua mãe.

É assim que Claire decide contratar um historiador. O objectivo era que este historiador descobrisse como acabou a guerra que a Escócia ultrapassava quando ela conheceu Jamie. Descobrir o que tinha acontecido a Jamie e aos seus companheiros. Quem tinha ganho a batalha, como e o que sucedera aos vencidos. Nesta busca muitas descobertas vêm ao de cima, inclusivé uma relacionada com o próprio historiador, que acaba por se revelar mais importante em toda a história do que pensávamos.

Esta é uma história muito difícil de resumir, pois tem certos pormenores que são importantes de conhecer que vêm do livro anterior e outros tantos que são novos e fascinantes. A acompanhar estes pormenores temos inúmeros nomes e a curiosidade de uma mulher que quer saber o que aconteceu ao amor da sua vida que viveu há mais de 200 anos atrás. Será que ele sobreviveu? Será que aqueles que os acompanharam na aventura morreram na guerra ou conseguiram casar vivendo uma vida sossegada e rodeados de crianças? Através de uma escrita simples mas belíssima, a autora transporta-nos para esta história de amor intemporal, fazendo-nos ter tanta, ou até mais curiosidade que Brianna a saber mais sobre o que aconteceu aos seus pais. Um livro que tem amor, traição, aventura, descoberta, intriga, guerra e muito mais. Ingredientes que tornam este enorme livro em algo fácil e rápido de ler, mesmo contra todas as probabilidades.

Um livro que considerei melhor que o seu antecedente e mostra o cuidado da autora relativamente aos seus livros que têm inúmeros pormenores importantes que são transportados de livro para livro e que é muito importante não serem esquecidos, havendo o perigo de estes não "baterem bem" entre si. Algo que a autora consegue contornar perfeitamente. Aconselhado!

2 devaneios:

Anónimo disse...

Adorei os dois....Quando virá o seguinte? Dora

Anónimo disse...

Pelo que sei a publicação dos próximos volumes está parada, o que é pena :( também gostava de continuar!

Enviar um comentário