Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"Se Eu Fosse Tua" de Meredith Russo

Passatempo

Passatempo
Resultado!!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Autora: Sveva Casati Modignani
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 416
Editor: Edições ASA
ISBN: 972-41-2869-5

Sinopse:
Um casamento em crise: como se a baunilha e o chocolate já não combinassem tão bem como outrora... O grande "clássico" de Sveva Casati Modignani.
O que se passa com Penelope e Andrea após dezoito anos de um casamento quase perfeito? A baunilha e o chocolate já não combinam? Impossível! Desde sempre, apesar do contraste de cores e sabores, fizeram uma mistura fantástica, como algumas uniões afetivas, que vão aguentando, aguentando, como que levadas por um vento milagroso. Mas o vento, às vezes, deixa de soprar...
Inesperadamente, Andrea revela-se protagonista de inúmeras escapadelas mal escondidas e o seu comportamento, por vezes, é tão infantil e egoísta que Penelope decide oferecer-lhe um presente: deixá-lo sozinho a lidar com os três filhos e com as inúmeras tarefas domésticas, que até agora pesavam única e exclusivamente sobre os seus ombros. Quanto a ela, refugia-se na casa da família em Cesenatico. A separação revela-se, para ambos, um desafio cansativo e, por vezes, angustiante, mas a verdade acabará por vir ao de cima: o amor que os uniu continua vivo...


Opinião:
Penelope é mãe de três filhos e casada com o encantador Andrea, um homem que apaixona as mulheres. Uma família que por fora parecia perfeita, mas tal realidade era uma farsa, sendo Andrea um homem adorador do sexo feminino e que todos os dias tinha uma amante diferente! Algo que Penelope perdoou durante anos a fio, pensado que tal era o melhor para si e para os filhos, além de considerar esse o acto normal entre os homens.

Mas um dia, cansada de tudo e todos, Penelope finalmente decide deixar a casa para trás e ficar sozinha durante uns dias. Deixa assim uma carta para o marido, avisando-o da sua saída de casa e dizendo que tal se deve às suas continuas infidelidades e falta de amor que lhe demonstra. Nunca está em casa, nunca a ajuda com os seus filhos, que com o passar dos anos se estão a tornar casos problemáticos, nunca olha para as contas, nunca faz uma compra que seja, nunca está em casa a horas...

Inicialmente Andrea fica sem perceber qual o problema. Afinal, uma infidelidade aqui e ali não é algo que qualquer homem faz de vez em quando? Não é nada demais! Porque é que a sua esposa não compreende?

É assim que começamos a passear entre o passado e o presente das personagens, vendo com é que eles se conheceram, como se apaixonaram, como se amavam acima de tudo e todos. Vemos as suas diversas experiências e aventuras enquanto casados e sentimos o que eles sentem. E descobrimos os seus pensamentos nos dias de hoje relativamente a todas estas experiências do passado.  Este é um livro de reflexão, reflexão de como as atitudes do passado podem mudar o futuro, de como o amor que um dia sentimos por alguém pode ser alterado devido a determinadas atitudes.

Este livro fez-me um pouco de confusão. Se por um lado gostei da escrita da autora, por outro lado achei que a história tem uma lógica... antiquada? Afinal de contas se eu soubesse que o meu marido me andava a trair todos os dias com alguém diferente, não era eu que ia aguentar anos e anos e anos sabendo isso e sem fazer nada! E depois ainda pensar "coitado, é normal os homens fazerem isso!". Serei a única a achar isso uma idiotice? E a própria atitude de Andrea! Quando lê a carta da mulher a dizer que a traia diariamente e que não gostava disso o primeiro pensamento foi "por favor qual é o problema dela? é normal isso acontecer". Para mim essa parte do livro fez-me uma confusão enorme! Há perdoar e perdoar, mas achei que o tipo de perdoar descrito no livro não existe e se existe acho que se deve a uma mentalidade um pouco retrograda.  Mas claro que esta é a minha opinião. E o final? A sério? Depois de tudo o que aconteceu o final foi o que foi.

Acho que li o livro todo por causa da escrita da autora, porque a maneira de ser das personagens foi-me muitíssimo difícil de "engolir". É um livro que não recomendo de imediato, só que não tiverem nada que queiram mesmo ler, caso contrário podem passá-lo à frente...

2 devaneios :

Célia disse...

Eu li-o quando tinha treze ou catorze anos... será possível ? Talvez esteja a exagerar mas creio que foi mesmo nessa altura que o li, é dos primeiros livros que li. E na altura tudo me tocou doutro modo. Um livro com um título que tem aroma, um livro de aspecto delicioso (infelizmente na altura não o comprei e fiquei entalada com a nova edição da Porto Editora, que detesto), um livro escrito por adultos quando eu era pequena - porque não ser possível? Com uma mulher que tinha tudo para ser amada mas era traída. Com um homem-criança como aqueles que eu própria via ao meu redor.

Foi aí que ele se enraizou e não voltou a deixar-me. A prova disso é que, no dia 20 de Out. quando a Sveva feio à Bertrand de Almada dar autógrafos, eu não tinha livro algum dela e escolhi esse. Tenho-o agora assinado a enriquecer-me a prateleira das nostalgias...

Bjinhos

v_crazy_girl disse...

Se calhar foi mesmo a maneira de eu ver o livro. A mim não me puxou muito, embora sim, a escrita dela seja muitíssimo boa houve certas atitudes que não me fizeram entrar tanto na leitura como eu queria :)

bjs*