quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A História de Helen Keller

Autora: Lorena A. Hickok
Edição/reimpressão: 1971 
Páginas: 165
Editor: Europa-América

Sinopse:
Uma grandiosa e comovente história de Helen Keller (surda-cega) e da sua professora Anne Sullivan que lhe abriu as portas ao mundo... 


Opinião:
Um pequeno livro muito marcante que me prendeu mais do que espera, especialmente por se basear numa história verídica.

Numa altura em que ser cego era algo muito mau e ser surdo ainda pior, conhecemos Helen Keller, uma rapariga que tem ambas as doenças, sendo surda cega. Helen nascera como qualquer criança. Saudável e feliz, era uma menina que adorava correr e brincar. Mas num dia é atacada com uma febre súbita que acaba por deixar sequelas futuras, acabando assim por se tornar surda-cega. Vivendo num mundo desconhecido, pois a sua visão e a sua audição tinham sido perdidos quando ela era muito nova, acabou por viver alheira a tudo, até Anne Sullivan, uma jovem de 21 anos ter aparecido em sua casa para a ajudar.

Anne Sullivan havia sido cega quando era mais nova e por isso tinha frequentado a Escola Perkins para Cegos. Foi a partir dos seus conhecidos que adquiriu quando era mais nova que Anne ajudou Helen, uma criança que ao sete anos não conhecia palavras, não sabia o significado de diversas coisas nem para que estas serviam. Comportava-se como um verdadeiro ser selvagem, fazendo o que queria pois os seus pais tinham demasiado pena dela.

Foi com perseverança e muita paciência que Anne conseguiu disciplinar Helen, acabando esta por se provar uma alma mais curiosa e inteligente do que alguma vez esperavam. Dona de uma esperteza acima da média, Helen acaba, com esforço e dedicação, de passar de um ser selvagens a uma pessoa que sabia ler, escrever e até mesmo falar! Escreveu inúmeros livros sobre as suas experiências de vida e deu a volta ao mundo dando conferências sobre o seu problema e como o ultrapassou.

Uma história verídica que me tocou como eu não esperava e que comprova que com amor e dedicação tudo é possível!

2 devaneios:

Gell disse...

Já ouvi falar muito deste livro e estou louca pra ler! Lindo Blog ! parabéns e tenhas um excelente 2013!!!! ABRAÇOS

Anónimo disse...

Recomendo totalmente! Lê-se depressa mas é muito marcante!

Bjs* e bom ano novo também para ti :D

Enviar um comentário