terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Todos os Dias são Meus

Autora: Ana Saragoça
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 104
Editor: Editorial Estampa
ISBN: 9789723326673
Coleção: Novas Direcçoes

Sinopse:
Um prédio. Uma morte. Um mistério.Não se trata, porém, de um romance de pretexto policial. É verdade que há polícias e testemunhas - sobretudo testemunhas - e alguns suspeitos. Mas Todos os Dias são Meus é um extraordinário retrato do Portugal profundo, com os seus tiques, os seus ressentimentos, os seus ridículos.


Opinião:
Eu estou já na comunidade Bookcrossing há uns anitos e foi por lá que fiquei a conhecer este livro, pois a autora é nada mais do que um das mais adoradas bookcrossers lá do sítio. Nunca tinha lido nada dela, por isso quando peguei neste pequeno livrinho tinha uma grande curiosidade em saber o porquê de tanto alarido à sua volta.

Uma jovem rapariga foi encontrada morta no elevador de um prédio como qualquer outro da zona de Lisboa. Um crime que fez com que todos os inquilinos andassem a falar uns com os outros e para si mesmos sobre o porquê daquilo se ter passado, se teriam o assassino à solta e se correriam perigo! Através de uma investigação policial acabamos por descobrir quem é o verdadeiro assassino, as suas razões, os seus pensamentos durante o crime e acabamos assim por chegar a uma interessante conclusão.

Este é um livro que não posso fazer um grande resumo, pois o livrinho é mesmo muito pequenino (tecnicamente menos de 100 página). Mas muito sinceramente surpreendeu-me, pois o que faz o livro ser o que é não é o seu tamanho nem é apenas o crime em que se centra. É ao ir passando as páginas descobrir pessoas tão distintas no mesmo "ambiente", ler o que elas pensam, o que elas sentem. Ver como são retratadas. E é ainda mais interessante ler isso graças à escrita da autora, uma escrita com que nunca me iria deparar se estivesse a falar de traduções, pois nela estão impressos os padrões da nossa cultura, a maneira de pensar do nosso povo e de agir. Cada capítulo é do ponto de vista de cada testemunha do homicídio. Do ponto de vista destes enquanto fazem o depoimento a um polícia que apenas conhecemos através dos seus olhos. Através destes depoimentos deparamo-nos com certos tiques portugueses, certas formas de pensar e falar que estão espalhadas pelo nosso país. Ficamos também a conhecer a verdadeira vida destes, o que escondiam de olhares alheios e acabamos também por conhecer a vítima como esta era vista pelos outros.

Tive pena do livro ter acabado tão depressa, pois gostei imenso do que li, uma escrita que me prendeu e divertiu, pois é imensamente rica e até mesmo sarcástica a um nível de humor negro, o que foi uma verdadeira alegria, pois surpreendeu-me.

Sem dúvida que caso a autora publique alguma coisa mais eu irei tentar ler o novo trabalho, pois este pequenino livro surpreendeu-me imenso, sendo a minha única crítica o facto de ter terminado tão depressa por ser tão pequeno.

2 devaneios:

Anónimo disse...

Comprei, li e gostei!

Anónimo disse...

Ainda bem que gostou! Este livro também me surpreendeu e pela positiva! :D

boas leituras :)

Enviar um comentário