sábado, 6 de julho de 2013

Casamento de Conveniência

Autora: Madeline Hunter
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 352
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892307169

Sinopse:
Lady Christiana Fitzwaryn está apaixonada. Infelizmente, o seu futuro marido não é o homem dos seus sonhos mas sim um perfeito desconhecido, com quem o próprio rei Eduardo negociou o enlace. Sobre este homem, Christiana apenas sabe tratar-se de um mero mercador plebeu. Não estava, pois, preparada para o primeiro encontro: David de Abyndon revela ter um carisma extraordinário e nutre uma indiferença desconcertante em relação ao estatuto social dela. Para sua grande surpresa, é a aristocrata quem se sente perturbada na presença daquele homem de enigmáticos olhos azuis.


Opinião:
Sim, ando numa maratona de Madeline Hunter, admito. Emprestaram-me os livros e não tenho resistido a lê-los quase seguidos uns aos outros. Mas este acabou por se revelar uma grande surpresa e acho que de todos os livros que li da autora este é o melhor de todos.

Christiana prometeu a si mesma esperar pelo amor da sua vida. Um homem que conheceu quando era mais nova e que era amoroso para com ela, mas que acabara por ser afastado pela sua família dela, ou pelo menos é o que ela acredita ser a verdade. Christiana está desde pequena a morar com o rei, pois os seus pais faleceram, transformando-a a ela e ao seu irmão em órfãos ao cuidado do rei. Rei este que a entrega a um homem que nunca vira e que nem sequer é da nobreza, embora seja rico.

David é diferente de todas as pessoas que Christiana já conhecerá. Riquíssimo, conhecedor do seu negócio e adorado pelo sexo feminino, David é um homem que sabe o que quer e que casa com Christiana devido a uns pagamentos em atraso que tem para com o rei. Christiana sente-se totalmente infeliz com o casamento. Não chegava o facto de o rei nunca mais lhe devolver as suas propriedades devido à guerra, ainda a entrega a um homem de menor estatuto.

Muito sinceramente achei este livro muito diferente dos restantes da autora. Ou seja, é um livro que ou é o favorito da autora para muito ou então é o que se gosta menos da autora. No meu caso aconteceu-me o primeiro, ou seja, foi o que gostei mais da autora. Foram duas das personagens mais reais da autora e para mim foi um dos romances mais credíveis que ela criou. Não é daqueles romances, como aparecem em muitos dos seus livros, que o casal se conhece e saltam logo um em cima do outro. É um daqueles em que o casal precisa de se conhecer lentamente antes de passarem ao próximo nível e é esse conhecimento prévio que me faz adorar este livro.

Acabei por achar a relação deles mais normal e credível que em muitos outros livros, além de que este deve ter sido dos primeiros livros em que um casamento de conveniência que tinha um motivo por trás e que acabou por se tornar num casamento normal sem nunca se descobrir o porquê da conveniência. Nós descobrimos, mas tal continua a ser um segredo que Christiana nunca descobre e achei isso interessante.

Um livro que recomendo, pois pode acabar por ser para o leitor o melhor da autora ou um dos mais fracos escritos por Madeline Hunter.

0 devaneios:

Enviar um comentário