sábado, 22 de fevereiro de 2014

Entre o Agora e o Nunca

Autora: J. A. Redmerski
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 464
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722351829

Sinopse:
Camryn Bennett decide, com a impetuosidade dos seus 20 anos, abandonar um quotidiano previsível e aventurar-se numa viagem sem destino em busca de si própria. Entra num autocarro de longo curso e deixa-se ir ao sabor do momento. É então que conhece a pessoa que irá mudar para sempre a sua vida - Andrew Parish, um jovem que vive a vida intensamente. O espírito livre e aventuroso de Andrew exerce sobre Camryn um poderoso fascínio e, pouco a pouco, vai quebrando as suas defesas, libertando-a das convenções que a impedem de viver plenamente o presente e expondo os seus desejos mais secretos. Sensual e inspirador, este romance fala-nos do amor, da paixão, do erotismo... e da coragem de vivermos até ao limite sem nos trairmos a nós próprios.


Opinião:
Este livro foi muitíssimo falado durante o mês passado. Um falatório muitíssimo positivo, onde de dezenas de críticas apenas uma era menos boa. Dessa forma tive mesmo que adquirir o livro e ver o que estava a perder. Foi assim que me deparei com dois jovens que se acabam por unir devido a segredos e ao desejo de serem livres e felizes.

Camryn Bennett está farta da sua vida previsível. Quer aventura, conhecer novos locais, novas pessoais, mas essencialmente o que quer é sair daquele lugar que conhece demasiado bem. Dessa forma Camryn entra num dos primeiros autocarros que encontra e começa uma longa viagem que demora inúmeras horas. E é nessa viagem que conhece Andrew.

Quando Andrew entra no autocarro acha imensa graça à rapariga engraçada e gira que de repente coloca a mala no local ao seu lado, como a dizer "aqui não te vais sentar". Algo que ele considera idiota visto o autocarro estar praticamente vazio. Com o avançar da viagem começa a achar a rapariga muito estranha e até mesmo picuinhas mas chega a ficar preocupado com ela quando um homem mais velho no autocarro não para de a mirar com um olhar nada agradável e muito assustador. Dessa forma, através de pequenos truques, Andrew tenta manter essa estranha rapariga afastada do homem, ao mesmo tempo que começa uma grande amizade, com os seus altos e baixos, mas essencialmente com altos. Uma amizade criada durante uma longa viagem que acaba por se tornar algo muito especial.

Este é um livro muitíssimo engraçado e que proporciona um grande entretenimento para qualquer leitor. Este é contado do ponto de vista de ambas as personagens, sendo que a acção é contada por cada um de forma intercalada. É engraçado ver como as atitudes que Camryn acha estranhas de Andrew acabam por ser pequenos truques para a ajudar e proteger, mesmo quando estes ainda não se conhecem. Andrew acaba por ser o tema pesado de todo o livro. Um rapaz que pensamos que está totalmente bem e que quer demonstrar a todos que consegue ultrapassar a doença do pai, uma doença que o está a matar demasiado rapidamente.

A relação entre Andrew e Camryn é espectacular, essencialmente durante a primeira metade do livro. A forma como eles travaram conhecimento um com o outro e a curiosidade que tiveram em conhecer mais sobre as histórias um do outro, foram muito engraçadas e leves, começando um verdadeiro romance de adolescentes. Quando a primeira parte do livro termina, ou seja, quando a primeira viagem que os personagens fazem juntos termina, começa a parte mais pesada do livro, mas sempre contada de forma leve e com momentos muito divertidos, alguns deles até mesmo muitíssimo picantes.

O final? Quando parecia que tudo ia correr mal uma reviravolta devido à grande força de viver das personagens acontece. Uma reviravolta que deu a este livro um final muitíssimo querido. Um livro que recomendo pelo seu tom leve, divertido e brincalhão, sendo que a autora consegue tornar os piores momentos mais leves para o leitor, um leitor que não irá conseguir largar este livro enquanto não o terminar. Sem dúvida uma boa surpresa que mereceu tudo o que foi dito sobre ele o mês passado.

2 devaneios:

Rita disse...

Estou mesmo muito curiosa com este livro, só tenho ouvido boas opiniões e a tua só o veio reforçar. :)

Beijinhos e boas leituras

Anónimo disse...

Eu gostei muito :) Não é uma história totalmente diferente, mas é daquelas que nos absorve e é uma leitura muito fluída :)

Enviar um comentário