domingo, 18 de janeiro de 2015

A Prova do Ferro (Magisterium #1)

Autoras: Holly Black e Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 320
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575601

Sinopse:
A maior parte dos miúdos faria qualquer coisa para passar na Prova do Ferro. Mas não Callum Hunt.
O pai ensinou-o a desconfiar da magia e explicou-lhe que o Magisterium, a escola onde os aprendizes de Magos são treinados, é uma armadilha fatal. Callum tenta fazer o seu melhor para ser o pior de todos os candidatos - mas não consegue falhar.
Superada a Prova do Ferro, não lhe resta outra opção, senão entrar para o primeiro de cinco anos de aprendizagem no Magisterium.
A Prova do Ferro foi apenas o início, porque o verdadeiro teste ainda está para vir…


Opinião:
Admito, apenas li o primeiro livro da saga Os Instrumentos Mortais. Na altura não me apetecia ler aquele género de livros e acabei por deixar passar. De tal forma que hoje em dia olho para o número de livros que me faltaria ler e quase me dá uma coisinha má. Quando vi que a Planeta iria lançar outro livro da autora, em conjunto com Holly Black, tive imensa curiosidade em saber como estaria a escrita da autora e pelo que vi, melhorou imenso! Pelo menos eu gostei bem mais, agora se é resultado da parceria ou não, já não sei.

Callum Hunt sabe que tem magia dentro de si. O pai decidira contar-lhe a verdade quando tinha idade suficiente para perceber e desde aí não parara de lhe dizer que o Magisterium, a grande escola de magia, era o pior lugar para se estar e a magia apenas trazia desgraça e morte. Quando é chamado pela escola para fazer o teste para determinar se teria ou não que ter lá aulas, Callum está decidido a fazer o pior teste possível para não entrar. Mas ao fazê-lo demonstra que tem um enorme poder. Um poder que não está domado e que pode ser um perigo no mundo real. Fica assim como aluno do melhor mestre de magia de Magisterium, um homem que está decidido a ensiná-lo a controlar os seus poderes.

Depressa Callum apercebe-se que a vida em Magisterium não é o pesadelo que julgava e que o pai lhe havia prometido. Faz novas amizades e a magia não o assusta, antes pelo contrário, fascina-o. A juntar a tudo isso, começa a descobrir mais sobre a guerra em que a mãe morrera, desconfiando que talvez esta não tivesse sido assim tão culpa de Magisterium quanto o pai lhe queria fazer crer. Mas quando encontra uma pista que lhe prova que o pai, até ao seu professor pedira ajuda para o retirar da escola, Callum começa a desconfiar que algo mais se passa.

Surpreendeu-me. Sem dúvida alguma que este livro me surpreendeu. Apesar de ser um livro juvenil, tal como esperava, o que me surpreendeu foi a qualidade da escrita com que me deparei, em conjunto com as personagens que gostei imenso de conhecer e como não podia deixar de ser, o grande mistério que está por trás do ódio do pai de Callum por Magisterium, facto que apenas no final de todo o livro é anunciado. Eu tinha as minhas próprias suspeitas, mas a pouco mais de meio estas caíram por terra e provaram não ser corretas, sendo as corretas mais estranhas do que pensara, mas ligado o puzzle, faziam muito mais sentido.

A amizade entre Callum e os colegas, sendo os três alunos do mesmo mago e uma equipa, acaba por ser um dos pontos fundamentais em toda a narrativa, sendo aí que descobrimos a sua maneira de pensar e reagir a determinadas situações. Esta amizade acaba por ser muito importante nas revelações futuras e acredito que nos próximos volumes esta venha a ser posta à prova diversas vezes.

O que me fez impressão neste livro inicialmente, foi a semelhança com Harry Potter. É verdade, agora tudo o que tem feiticeiros relaciono com Harry Potter, mas a escola de magia, o ser separados por equipa (aqui é um pouco diferente, mas são separados), a competição entre as equipas, o grande feiticeiro mau que anteriormente tinha sido aluno da escola mas não o tinham conseguido ajudar… Existem diversos pontos neste livro que me relembram a saga do Harry Potter, mas a verdade é que também tem a assinatura das autoras.

De qualquer forma, foi um livro de que gostei imenso e recomendo a todos!

0 devaneios:

Enviar um comentário