segunda-feira, 16 de março de 2015

Quatro

Autora: Veronica Roth
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 208
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04725-0

Sinopse:
Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.
Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova fação. As suas decisões afetarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro - e o futuro de todo o sistema de fações.
Dois anos depois, Quatro quer intervir, mas hesita no caminho a seguir. A primeira pessoa a saltar para a rede pode mudar tudo. Com ela, a solução para mudar o mundo pode tornar-se mais clara. Com ela, ser simplesmente Tobias volta a ser uma possibilidade.
Para os fãs da saga Divergente, pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surgeQuatro, um volume complementar que inclui quatro novas histórias anteriores à narrativa principal e três cenas exclusivas de Divergente - todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton.


Opinião:
Todos conhecem a trilogia Divergente. Uma trilogia de sucesso, numa altura em que as distopias se tornaram moda, que chegou ao grande ecrã e cujo próximo filme estreia em Portugal esta quinta. E que melhor forma para comemorar do que conhecendo melhor a personagem de Quatro? Alguém que conhecemos pelos olhos de Tris ao longo de toda a narrativa, mas desta vez conhecemos Quatro pelos seus próprios olhos.

Tobias pertencia aos Abnegados. Vivendo sozinho com o pai desde que a mãe supostamente falecera, é filho de alguém muitíssimo conhecido entre todas as fações, não fosse filho de um líder, o líder dos Abnegados. Mas o pai de Tobias não é o anjo que todos acreditam ser. Maltrata o filho, bate-lhe, castiga-o por motivos que não cabem na cabeça de ninguém e Tobias apenas vê uma solução para fugir dessa vida infernal... Escolher uma nova fação!!

E que melhor fação para começar uma nova vida mas do que nos Intrépidos? A fação dos sem medo, daqueles que têm constantemente adrenalina no sangue e que vivem para a aventura. Os seguranças das fações de quem todos têm medo e respeitam. Nesta nova fação Tobias descobre o que é ter amigos, ter companhia, ter quem se preocupa com ele e preocupar-se com alguém.

Tobias acaba por se tornar o melhor dos melhores. O melhor no teste do medo, sendo a única pessoa desde sempre que apenas tem quatro medos e o melhor nos testes físicos, ultrapassando aqueles que tinham nascido intrépidos e vivido toda a sua vida no perigo. Tobias acaba por se tornar Quatro, um intrépido diferente de todos os outros e com muitos mais segredos do que toda a fação junta.

Admito que gostei mais deste livro do que julgava. Quatro é uma personagem que sempre se mostrara forte, determinada e muito fria, apesar de demonstrar sentimentos por Tris e por outros dos Intrépidos mais novos e da sua geração. Neste livro conhecemos o seu lado mais humano, a sua difícil vida e como tivera que lutar imenso para superar todos os seus medos, incutidos pelo seu próprio sangue. Quatro acaba por ser alguém com quem sentimos imediata empatia, adoração e amizade. Compreendemos os seus medos, receios e lutas interiores, acabando por ser uma personagem extremamente humana e que prende o leitor do início ao fim.

Um livro que permite recordar o ambiente vivido durante a saga Divergente e que irá fazer as delícias de todos os fãs!

0 devaneios:

Enviar um comentário