terça-feira, 5 de maio de 2015

Miúda Online

Autora: Zoe Sugg
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 312
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800121

Sinopse:
Penny é uma jovem igual a tantas outras que, sob o pseudónimo de «Miúda Online», partilha num blogue os seus sentimentos sobre amizades, rapazes, as loucuras da sua família e a dura realidade dos seus ataques de pânico cada vez mais frequentes.
Quando as coisas pareciam não poder piorar, Penny é arrastada pela família para Nova Iorque, onde acaba por conhecer Noah: um jovem americano, guitarrista, lindo de morrer. E assim, sem qualquer aviso, Penny apaixona-se e vai partilhando online todos os momentos do seu novo amor.
Mas Noah também tem um segredo, que pode revelar a verdadeira identidade de Penny, e afastá-la do seu maior amigo para sempre.


Opinião:
Admito... só quis começar a ler este livro devido à autora. Eu sou daquelas pessoas que tem uma longa lista de inscrições no seu youtube. Desde canais literários, de músicas a canais de beleza, sigo diversos dos mais populares no youtube. Foi essa a razão pela qual reconheci o nome da autora do livro quando a vi. Uma youtuber com imenso humor e que me faz rir às gargalhadas com os seus vídeos. Foi com essa curiosidade que decidi começar a ler este livro.

Penny é uma adolescente e com isso, vêem problemas. Um romance não correspondido, uma melhor amiga que consegue ser a pessoa mais crítica de todas as que Penny conhece, e ainda um desastre genético que Penny é, uma trapalhona ambulante, que está constantemente a cair e a tropeçar, até em si mesma. Com imenso jeito para a fotografia, Penny acaba por se oferecer para fotografar a peça da escola, mas esse acaba por ser o seu pior erro. Tropeçando em si mesma, Penny acaba por ficar de joelho, rabo para o ar e a sua saia ainda se levanta! E tinha vestido cuecas com unicórnios... O seu pior pesadelo!!

Um pesadelo que é filmado e que acaba por ser partilhado pela sua suposta melhor amiga. Recorrendo à ajuda e apoio do seu blogue e de todos aqueles que o comentam, Penny começa a encontrar nesse lugar online, um refúgio onde pode escrever os seus sentimentos e pensar neles de uma forma mais imparcial. Um blogue anónimo apenas reconhecido pelo seu amigo homossexual, Elliot.

Tenho que dar os parabéns a Zoe Sugg. Para primeiro romance este livro está deveras divertido, bem escrito e captura qualquer leitor. É verdade que é um livro juvenil, mas a autora comprova que o seu género de escrita e o enredo é perfeito para esse género de livro. Zoe transmite a sua maneira de ser para a sua escrita, impondo alegria e romance em tudo o que acontece na narrativa. Tudo o que acaba por correr mal passa a ser algo positivo, através de um sorriso, de um pensamento mais positivo ou até mesmo do apoio de amigos.

Penny é a adolescente típica. Desastrada, a querer ser "normal" e que o rapaz mais popular da escola olhe para ela. E como não podia deixar de ser, Penny acaba por encontrar uma nova paixão, alguém que realmente a quer e adora. Uma nova paixão giríssima, inteligente e que gosta dela como ela é. É um livro que não traz propriamente nada de novo, mas que acaba por valer a pena pelos momentos de leveza e diversão que nos traz.

Uma boa estreia da autora e que qualquer adolescente irá gostar e até mesmo aqueles, tal como eu, que já passaram pela fase de adolescência há algum tempo.

2 devaneios:

Carla disse...

Olá,
Quero muito ler este livro e agora que li a tua opinião fiquei curiosa.
Boas leituras.

Vanessa Montês disse...

É um livro leve, quer gostei muito :)

Enviar um comentário