sábado, 31 de outubro de 2015

Os 100

Autora: Kass Morgan
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 288
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898491992

Sinopse:
Há muito tempo, a superfície da Terra foi arrasada por uma guerra nuclear. Os poucos sortudos que conseguiram sobreviver refugiaram-se a bordo da Colónia, uma estação espacial que orbita o planeta.
Cem anos após ter sido a salvação da Humanidade, a Colónia está em perigo. Os aparelhos que garantem a renovação do oxigénio na estação espacial estão a falhar, e não há como os substituir. A última esperança da Humanidade reside em 100 jovens selecionados entre criminosos, para regressar à superfície da Terra e descobrir se o planeta pode de novo ser habitado.
Depois de tanto tempo, estes serão os primeiros humanos a pisar a Terra. Mas estarão na verdade sozinhos? Terão todos os seres vivos perecido durante o longo inverno nuclear, ou será que algo se esconde nas sombras das grandes florestas que agora cobrem toda a Terra?


Opinião:
Esta capa chamou-me logo a atenção. Afinal de contas a quem é que não chama a atenção uma capa com pessoas a cair do céu? Com cores que apontam para uma história "pós apocalíptica", e sabendo que esta narrativa inspirou uma série de sucesso, não resisti a ler. Acho que o próximo passo é arranjar, ainda não sei bem como, tempo para ir ver a série (que a minha irmã adora e quase me "roubou" o livro quando viu que me tinham emprestado).

A Colónia é um lugar para onde alguns sortudos foram levados quando o mundo está a desmoronar. A humanidade precisava de um lugar para onde fugir e a estação espacial, a Colónia, era o sítio perfeito para isso. Mas acontece que este local tem recursos limitados e os chefes depressa compreendem que a sua melhor hipótese de sobrevivência é regressarem ao planeta Terra, a sua antiga casa. Mas as pessoas não podem simplesmente ser enviadas para um lugar que tinha elevados níveis de radiação e onde era impossível respirar! Assim, arranjam a solução perfeita, enviar aqueles que estavam prestes a ir para o corredor da morte, os presos mais jovens da Colónia.

São cerca de 100 adolescentes com idades inferiores a 20 anos que foram condenados por crimes que nem eles compreendem. Alguns desses adolescentes conheciam-se antes de serem sentenciados e acabam por ter imensa história intercalada, história essa que se desenvolve quando se encontram sozinhos num planeta que fora evacuado por ser inseguro para a saúde e vida humana.

Muito sinceramente, esperava algo mais e culpo a minha irmã por isso. A minha irmã segue religiosamente a série e adora-a!! Dessa forma as minhas expectativas aumentaram exponencialmente e apesar de não ser um mau livro, não é nada demais. A premissa está muito boa e atual, o planeta Terra devido aos maus tratados do ser humano acaba por ter que ser evacuado de forma a permitir a sobrevivência da raça humana. Mas após anos e anos em pleno espaço, é necessário regressar para o planeta Terra, pois os mantimentos estão a terminar e tem-se que arranjar forma de continuar a sobreviver. Do grupo de 100 reclusos existem personagens que se destacam, algumas com histórias mais profundas e muitas delas acabam por estar ligadas. Encontramos personagens que estão ligadas por laços que vamos conhecendo ao longo da narrativa e essa é a verdadeira história do livro, não a descoberta de o planeta Terra estar ou não pronto para ser reabitado.

Existem muitos pormenores que precisam de ser mais desenvolvidos mas, sendo este um livro pertencente a uma coleção, é normal que isso aconteça. Admito que fiquei com curiosidade para saber o que irá acontecer no futuro e como vão desenvolver tanto a parte pessoal do livro como a parte pós apocalíptica. Parece que terei que espera pelo próximo livro para saber. Recomendo para quem gosta do género.

2 devaneios:

Carla M. Soares disse...

Também eu vi toda a primeira temporada e parte da segunda (ainda hei de ver o resto) e gosto bastante da série, mesmo sendo para jovens.. que eu já não sou! Estava curiosa quanto ao livro, mas já não estou tanto. :P

Vanessa Montês disse...

A minha irmã na altura começou a ler e desistiu. Disse-me que a série era melhor :)
Feliz Natal!

Enviar um comentário