segunda-feira, 22 de maio de 2017

O Complexo dos Assassinos

Autora: Lindsay Cummings
ISBN: 9789896377779
Edição ou reimpressão: 04-2015
Editor: Saída de Emergência
Páginas: 298

Sinopse:
Meadow Woodson, uma rapariga de 15 anos que foi treinada pelo seu pai para lutar, matar e sobreviver em qualquer situac?o, reside com a sua familia num barco na Florida. O Estado e controlado pelo Complexo Assassino, uma organizac?o que segue e determina a localizac?o de cada cidad?o com precis?o, provocando o medo e opress?o em absoluto. Mas tudo se complica quando Meadow conhece Zephyr James, que e - embora ele n?o saiba - um dos assassinos programados do Complexo. Sera o seu encontro uma coincidencia ou parte de uma apavorante estrategia? E conseguira Zephyr impedir que Meadow descubra a perigosa verdade sobre a sua familia?


Opinião:
Tinha saudades de ler uma distopia e, apesar desta capa ser excessivamente cliché, acabei por me aventurar para descobrir um novo mundo. Um mundo que tinha tudo para chegar a superar outros livros dentro do género, mas que falha por começar a centrar-se demasiado no romance e cada vez menos na sobrevivência.

Vivemos num mundo diferente de tudo aquilo a que estamos habituados. As pessoas são separadas por categorias e os mais fracos estão condenados aos piores empregos ou então a morrerem por não terem nada nem ninguém. Nisso Meadow sente-se uma sortuda. Vive com o pai, que a ensinara a lutar e a sobreviver, o irmão mais velho e a pequena irmã, uma rapariga super amorosa. Meadow parece ser das poucas sortudas naquele mundo e graças ao treino do pai consegue um emprego que a permite levar alimento e conforto para casa, e tal poderá continuar se Meadow cumprir as regras.

Zephyr é uma rapazote que apenas pensa em qual teria sido o mal que fizera ao mundo! Abandonado pela família, é varredor de rua. Mas não como no nosso mundo, ser varredor de rua neste mundo distópico inclui retirar cadáveres da rua e lavar o chão ensagueado em que estes cairam... Neste trabalho miserável, que muitas vezes nem lhe dá alimento para sobreviver, Zephyr sobrevive graças à sua companheira, a única que sabe o que ele realmente passa. Porque para além do trabalho miserável, Zephyr tem apagões assustadores de memória, acordando perdido e sem saber como ali tinha parado...

Duas pessoas que pareciam tão diferentes mas cujos caminhos acabam por se cruzar, descobrindo que têm uma história mais em comum do que poderiam ter imaginado.

Foi um livro que tinha tudo para ser perfeito e que eu adorei ler, mas que sei que poderia ter sido melhor. Inicialmente começamos com uma narrativa em que o objetivo é demonstrar aquela realidade, a importância que a família tem para Meadow, o seu passado e como este está relacionado com aquele presente assutador. Mas quando ela conhece Zephyr, apaixonando-se de forma extremamente rápida, há uma mudança a olhos vistos. As decisões que tanto a caracterizavam, decisões em que nunca pensava na sua felicidade para apenas na família, muda. Começa a preocupar-se em estar com Zephyr, há uma mudança que se fosse ligeira e escrita com calma poderia ter sido perfeita, mas foi algo demasiado rápido, sem dar tempo ou razão ao leitor para esta mudança. Foi algo muito "era um rapaz simpático e fiquei caidinha por ele assim do nada". E o mesmo para Zephyr, uma personagem que ao longo da narrativa começamos a perceber que é muito mais complexa do que pensávamos mas que apenas parece confusa.

Apesar disso, depois de ignorarmos estes factos, conseguimos degustar da narrativa. Eu pelo menos entrei nela, gostei da escrita da autora, apesar de a achar ainda verde e gostei das personagem apesar de saber que poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Mas isso ligo ao quanto verde estava a autora e vou ler o próximo livro desta duologia para saber o final - fiquei muito curiosa -, e para ver o crescimento da autora.

Uma saga com uma excelente premissa que irá surpreender os leitores, apesar de ter algum potencial desperdiçado.

0 devaneios:

Enviar um comentário