quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Boneca de Trapos

Autor: Daniel Cole
ISBN: 9789896652920
Edição ou reimpressão: 03-2018
Editor: Suma de Letras
Páginas: 472

Sinopse:
O teu nome está na lista. Conseguirás salvar-te? 
William Fawkes, um controverso detetive conhecido por «Wolf», acabou de ser reintegrado no seu posto após ter sido suspenso por agressão a um suspeito. Ainda sob avaliação psicológica, Fawkes regressa ao ativo, ansioso por um caso importante. se encontra com a sua antiga colega e amiga, a inspetora Emily Baxter, num local de crime, tem a certeza de que é aquele o grande caso: o corpo que encontram é formado pelos membros de seis vítimas, suturados de modo a formar uma marioneta, que ficou conhecida como «Boneca de Trapos». Fawkes é incumbido de identificar as seis vítimas, mas tudo se complica quando a sua ex-mulher, que é repórter, recebe uma carta anónima com fotografias do local do crime, acompanhada de uma lista na qual constam os nomes de seis pessoas e as datas em que o homicida tenciona assassiná-las. O último nome da lista é o de Fawkes. A sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf. O detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele — e com o seu passado — do que qualquer um possa imaginar.


Opinião:
Todos falavam bem deste livro! Só lia boas críticas, boas opiniões... Claro que quando isso acontece das duas uma... Ou é muito bom ou há gato... bem neste caso é muito bom.

William Fawkes sempre fora dos melhores na sua área, mas quando durante um julgamento se passa quando ilibam o suspeito e literalmente lhe salta para cima, vê a sua carreira a ir por cano abaixo e fica durante 4 anos suspenso, mesmo que após alguns meses o suspeito que tinha sido ilibado volte a atacar sendo desta vez apanhado com a boca na botija.

Quanto quatro anos depois surge um crime demasiado macabro, em que temos um corpo em que os vários membros estão cozidos uns aos outros e são membros de diferentes pessoas, William é o indicado para o trabalho, pois apesar da suspensão, é dos melhores no seu trabalho. Mas a coisa complica quando a ex mulher de William, uma repórter, é metida ao barulho no caso e quando o nome de William aparece na lista do assassino das próximas pessoas a morrerem...

Um livro bem escrito, com um ritmo rápido que nos faz querer continuar a ler mais e mais. Não achei que o livro tivesse uma premissa assim tão original quando isso, mas as últimas páginas compensaram em grande parte essas sensação inicial, apesar de ser um final amor ódio. Quando se começam a juntar todas as peças do puzzle e quando finalmente se percebe quem era o assassino, tenho a dizer que fiquei surpresa pela positiva. Em cada capítulo temos uma nova pista que nos pode levar a avançar ou a atrasar na "investigação" que na realidade cada leitor faz e gostei dessa sensação. Da sensação de estar ali com os detetives e de eu própria estar a tentar perceber quem era o assassino e porque é que estava a acontecer o que estava a acontecer.

William é daqueles detetives que não sabemos bem para que lado da balança vai o juízo moral dele. Acaba por agir por uma boa causa mas a maneira como age nem sempre é a melhor a nível de juízos finais e isso é daqueles pratos da balança que nos faz pensar. Gostei da relação dele com a ex mulher e com a parceira mas cheguei a simpatizar mais com estas do que o próprio William, mas foi o que disse, é uma persoangem com um estranho sentido de justiça e isso pode ter-me levado a esse sentimento.

Há poucos vislumbres da humanidade de Wolf (nome também dado a William), mas quando esses apareciam eram das melhores partes da narrativa e faziam com que nós vissemos que afinal ele era "real" e não apenas uma pessoa que agia com um fim.

Um livro que gostei, mas gostava de "um pouco mais#. Mas sendo este livro integrante de uma série estou à espera de mais no próximo livro, pois o final deixou-me com curiosidade...

0 devaneios:

Enviar um comentário