terça-feira, 31 de julho de 2018

Eliza e os Seus Monstros

Autora: Francesca Zappia
ISBN: 9789898917119
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: TopSeller
Páginas: 400

Sinopse:
Na net, ela é mundialmente famosa.
Cá fora, ninguém sabe o seu nome.
No mundo real, ela é Eliza, uma miúda solitária, invisível e sem amigos. Online, ela é LadyConstellation, a famosa e anónima criadora de Monstrous Sea, um dos webcomics mais populares do mundo. Wallace é novo na escola. É um rapaz estranho, misterioso e que raramente fala. Mas na Internet ele é Rainmaker, o escritor da fanfiction de Monstrous Sea mais lida nos fóruns da série, e é seguido por mais de um milhão de fãs.
Os caminhos de Eliza e Wallace cruzam-se inesperadamente e, quando percebem que têm a mesma paixão por Monstrous Sea e a mesma forma de ver o mundo, surge uma relação improvável que vai alterar as suas vidas para sempre. No entanto, ambos julgam que o outro é apenas um fã comum de Monstrous Sea. Ela não sabe que ele é o seu maior fã, e ele não sabe que ela é a própria autora.
Um livro esplendoroso sobre a vida online e offline!


Opinião:
Admito... a capa não me chamou de imediato a atenção. Isto porque a capa me levou a pensar num livro mais juvenil e menos num livro young adult e tenho a dizer, que erro!! Porque por vezes se a capa não me interessa sou mais que molega a ler a sinopse e foi um erro que cometi com este livro. Mas quando decidi ler a sinopse encontrei um livro fantástico, com personagens reais, queridas, com quem é fácil nos relacionarmos e adorei este livro!

Eliza sempre fora tímida. Além de tímida não tinha propriamente estilo a vertir-se, era uma verdadeira "nerd" e tentava ao máximo não dar nas vistas. Aquelas pessoas que no secundário são conhecidas por serem umas verdadeiras totós. Eliza sabe que é assim que a vêm e acredita piamente em tudo o que lhe dizem e em que os outros acreditam. A escola é a pior parte do seu dia. É aquela altura em que se encontra na sua concha e tenta ser invísivel. Em casa em frente do seu computador é totalmente o contrário, é alguém determinado, engraçado, e extremamente popular com milhões de fãs!! Eliza é uma das pessoas mais famosas da internet devido à sua banda desenhada, uma história criada e desenhada por si que leva a que muitas pessoas saibam quem é LadyConstellation, o seu pseudónimo na internet.

Mas as coisas na escola começam a melhorar quando entra na secundária um novo aluno. Alguém que apesar de ter um corpo de um verdadeiro desportista, pouco ou nada fala e é extremamente misterioso. Um rapaz que é o melhor e mais famoso escritor de fanfiction (histórias inspiradas nas personagens de outras histórias já existentes) da banda desenhada escrita por Eliza, resumindo... o seu maior fã!

É um livro que me surpreendeu pela positiva. Eu sei que estes livros são mais virados para young adult, mas eu adoro lê-los! São sempre livros mais leves, por norma românticos e que nos relatam o crescer de alguém - por norma as personagens principais dos livros. Neste livro temos um caso muito real misturado com muita imaginação. Uma jovem que prefere mil vezes o seu computador, um local onde se pode reinventar e ser alguém popular e divertido, do que enfrentar a realidade da sua escola onde todos a conhecem por quem realmente é e a conhecem como a pessoa tímida e esquisita que é.

O ter conhecido Wallace apenas faz com que Eliza comece a sair da sua própria casca. Começa a ter mais autoconfiança, a ser mais faladora, divertida... começa a querer ir à escola para ver Wallace! Wallace por seu lado apesar de ser alguém que inicialmente é muito calado, mostra ser mais frontal e menos envergonhado do que Eliza, sendo querido com ela e fazendo-a sentir-se especial e única, e por vezes basta uma única pessoas nos ver para acreditarmos que existimos e que "valemos" alguma coisa não é?

É essa transformação de Eliza que vamos acompanhando ao longo da narrativa. Como começa a não conseguir separar o seu mundo virtual do mundo real, e como começa a ser mais do que LadyConstellation. Um livro super querido que me surpreendeu, um livro ideal para adolescentes e para adultos. Querido, sonhador e diferente. E tenho que dar os parabéns à autora pelas ilustrações que acompanham diversos capítulos da história, adorei!

0 devaneios:

Enviar um comentário