domingo, 1 de setembro de 2013

Números: O Caos

Autora: Rachel Ward
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 304
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626141

Sinopse:
Junho de 2026. Adam consegue ver números nos olhos das pessoas, que correspondem à data da sua morte. Mas não pode revelar a ninguém este segredo. Como se não bastasse viver com aquele terrível dom, as coisas estão prestes a tornar-se ainda mais difíceis. Adam apercebe-se de que, subitamente, a data da morte de todos aqueles com quem se cruza é a mesma: 1 de janeiro de 2027.
Sarah, uma rapariga reservada mas cheia de personalidade, tem uma complicada história pessoal que a leva a fugir de casa dos pais. Além disso, tem um pesadelo recorrente e assustador com Adam, mesmo sem nunca o ter visto. Depois de o conhecer, porém, desenvolve por ele uma forte atração, que não sabe como gerir. Ambos partilham de premonições semelhantes: fogo, água, morte, destruição, caos.


Opinião:
Já se passaram literalmente anos desde a publicação do primeiro livro desta trilogia. Aliás, já havia passado tanto tempo que julgava que a editora tinha abandonado esta colecção, mas ainda bem que não o fez.

Terminámos o último livro com o falhanço de Jem, que tentara avisar tudo e todos do que iria acontecer, tendo sido ignorada e considerada louca. Acabou por não conseguir salvar quem quer que fosse do ataque terrorista, além de ter morrido nessa "batalha" a pessoa por quem se apaixonara e de quem acabara por engravidar. Neste livro seguimos a história do filho de Jem, numa altura em que apenas mora com a bisavó, pois os pais já tinham ambos falecidos.

Adam tem o mesmo dom (ou maldição) que a mãe, vê nos olhos das pessoas a data da sua morte. Um dom que tem escondido por conselho da mãe, desde que esta descobriu que este também o possuía quando em criança fizera um desenho com a data da sua morte. Após ser mandado pela polícia para fora de casa com a sua avó, por questões de segurança devido a cheias, Adam acaba por ir para Nova Iorque, onde praticamente todas as pessoas que vê têm a mesma data de morte escrita nos olhos.

Quando entra para a escola conhece Sarah, uma rapariga que quando o vê parece que está perante um monstro, ficando cheia de medo e praticamente fugindo dele a correr. Uma estranha rapariga que te imediato lhe chama a atenção e por quem sente uma estranha ligação.

Devo dizer que gostei muito mais deste livro do que do primeiro. Achei as personagens mais envolventes e consegui-me relacionar melhor com elas. É verdade que a autora continua a escreve para um público mais juvenil, continuando também a fazê-lo de uma forma própria, colocando muitas situações frias e amargas na vida das personagens, sendo que isso é o que faz delas alguém por quem sentimos pena, compaixão e por quem estamos constantemente a torcer para tudo correr bem. Situações essas que incluem bullying, violações, e dramas políticos.

Mas acho que poderia sentir ainda mais sentimentos por eles. Nós sentimos tal coisas porque vemos que eles têm uma vida difícil, mas a verdade é que acabamos por não os conhecer realmente, e a relação entre estes acaba por ocorrer de forma demasiado rápida. Uma pessoa que continuei a adorar neste livro foi a "Vó", a bisavó de Adam e avó de Jem, que já conhecíamos do primeiro livro, uma personagem que para a idade é energética, divertida e muito preocupada com o bisneto. Uma personagem cujo final me surpreendeu...

Este livro é bem melhor que o primeiro e li-o de uma ponta à outra em pouquíssimo tempo, pois a escrita fluída prende-nos e só conseguimos largar o livro quando o terminamos, revelando que estamos perante um dos melhores livros juvenis, que li, dentro do género.

0 devaneios:

Enviar um comentário