terça-feira, 11 de agosto de 2015

Doce Tortura

Autora: Rebecca James
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 384
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789898775436

Sinopse:
Tim encontra um quarto para alugar, mas há uma condição para que o possa arrendar: Terá de fazer todos os recados à dona do quarto, uma mulher muito reservada e pouco amistosa, que nunca abandona a casa. Começam a acontecer coisas estranhas na casa e, ao mesmo tempo que o desconforto de Tim vai aumentando, crescem também os seus sentimentos pela bela e misteriosa dona da casa. Que tipo de pessoa será: alguém que merece compaixão, alguém para amar ou alguém para temer?


Opinião:
Li o primeiro livro desta autora, publicado em Portugal, há alguns anos e lembro-me que na altura adorei-o! Era um livro mais focado mais um público adolescente e podia ser considerado um thriller psicológico. A história, as personagens e a sua loucura, tudo na narrativa era um ingrediente de sucesso. E quando vi que a Suma de Letras iria lançar um novo título da autora fiquei de imediato com a pulga atrás da orelha e não aguentei enquanto não tivesse o livro nas minhas mãos pronto para ser desfolhado. De referir a capa fantástica, que ainda é mais bonita ao vivo.

Tim está já há diversos anos a viver em casa da ex-namorada e do seu novo namorado. Uma situação muito estranha para muitos mas não para Tim. Apesar de este não a estranhar, Lilla, a ex-namorada, acaba por lhe pedir que saia de casa, pois o seu namorado mais recente não estava a achar graça nenhuma àquele estranho convidado. Tim acaba por ter a sorte de ver um anúncio num jornal de uma casa no centro que anunciava um preço baixo e acessível. Quando vê a casa e percebe que o quarto a alugar era naquela mansão enorme, aceita de imediato. A única condição é fazer os recados da dona da casa, uma mulher que tem receio de sair à rua.

Mas o que acaba por ser uma casa de sonho começa a ser um verdadeiro pesadelo. Tim começa a ver estranhos vultos a aparecerem-lhe no quarto e a fixarem-no diretamente. Mobília partida e paredes pintadas começam a fazer parte do menu do dia, o que acaba por criar um grande receio na mente de Tim que sente que a qualquer momento algo de horrível lhe poderá acontecer...

Este foi um livro que, tal como o anterior, me prendeu do início ao fim. É uma narrativa escrita do ponto de vista de Tim, o que acaba por aumentar o mistério porque dessa forma conhecemos a dona da casa, uma jovem de seu nome Anna, de uma forma indireta e somos guiados pelas desconfianças de Tim. Sabemos que Anna não sai de casa e não se veste de uma forma cuidada através das observações de Tim, mas também sabemos a partir de um amigo deste que anteriormente essa Anna havia sido uma rapariga lindíssima e cheia de carisma, que atraia qualquer homem que quisesse. Duas Annas muito diferentes e que fazem Tim tentar descobrir mais sobre a sua senhoria. Outra personagem que mais uma vez traz a confusão atrás de si é Lilla, a antiga namorada de Tim que durante uns tempos vai morar para a casa de Anna. Lilla fala alto, adora ter tudo à sua maneira e gosta de ser o centro das atenções, o que acaba por não funcionar muito bem para Anna.

É um drama que à medida de avança vai aumentando o mistério de tudo o que se passa naquela casa. O leitor está constantemente com a pulga atrás da orelha e sente que algo não está bem, que alguma coisa ali não bate certo. Visto que estamos a ver tudo do ponto de vista de Tim, alguém que sabe tanto ou menos que o leitor, acabamos por querer saber o que se passa. O porquê de Anna ter mudado tanto em tão pouco tempo. Queremos saber mais sobre a estranha dupla de irmãos que apoia Anna incondicionalmente e o porquê de o fazerem.

É sem dúvida um livro que prende do início ao fim. Um drama muito bem escrito e uma autora que gosto imenso. Leiam que não se vão arrepender!!

2 devaneios:

Unknown disse...

Olá
Não conhecia mas parece bem interessante.
Beijinhos e boas leituras

Vanessa Montês disse...

Eu gostei imenso Sara :)
Tens que ler!!

Enviar um comentário