segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Encantamento

Autora: Alice Hoffman
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 160
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895575534

Sinopse:
Estrella deMadrigal pensava que sabia quem era: filha, neta, irmã, melhor amiga, amada. Ela é a Estrela no Céu Nocturno, a Verdade no meio da Escuridão. Mas, em Espanha, neste século cruel e impiedoso, a verdade é um bem precioso e raro. Os judeus que recusam a conversão ao Cristianismo arriscam tudo o que têm: o amor, a vida, a família e a fé. A certa altura, uma descoberta espantosa abala profundamente a existência de Estrella. E no entanto, esta mudança devastadora é provocada por algo pequeno e doce. Um beijo. O beijo de alguém que Estrella está proibida de amar. À medida que uma nova rapariga emerge do casulo de segredos no qual foi criada, a paixão desponta e a amizade desmorona-se - a traição acaba por libertar um monstro maligno das profundezas da terra. Estrella dá por si numa situação que nunca julgou ser possível; é alguém que nunca imaginou ser.


Opinião:
Este livro tem uma capa que aponta para um livro de fantasia e admito que foi isso que me chamou inicialmente a atenção. Mas a verdade é que, após ler a sinopse percebi que o livro não era nada relacionado com magia, o que ainda me despertou mais a atenção.

Estrella sempre tivera uma boa vida. Uma família estável, uns pais, avós e irmãos que a adoravam. A sua mãe era conhecida por toda a cidade como alguém que sabia como cuidar dos outros, algo que havia herdado do seu pai e avô de Estrella que também era conhecido entre muitas pessoas. Estrella vivia no lado "bom" da cidade. O outro lado era onde moravam famílias judias que se haviam convertido mas que continuavam a ser olhadas de lado e com desconfiança. Pessoas que não faziam mal a ninguém mas que todos julgavam que traziam o diabo no corpo.

A primeira prova dessa distinção que Estrella observara foi quando um homem estava, em desespero, a implorar pelos seus livros. Livros que estavam em pilha a serem queimados. O povo em redor gritava que tal era o castigo menos severo e que o acusado merecia pior e Estrella inicialmente não percebera o porque, afinal de contas, na sua família, havia aprendido que todos eram iguais. Mas se todos os católicos sabiam que tais livros eram incorrectos, porque é que Estrella não percebia o porquê dessa incorreção? Porque é que o seu avô tinha livros perigosos escondidos... Porque é que a mãe continuava a visitar pessoas no lado "mau" da cidade?

Este foi um livro que me surpreendeu. Quase que pode ser considerado um conto devido ao seu tamanho, afinal de contas o livro tem 160 páginas com letras bem grandinhas. Estrella era uma rapariga muito inteligente que vivia feliz e sossegada e que tinha como melhor amiga uma rapariga vingativa e que queria tudo apenas para ela. Uma rapariga que levada pelos ciúmes acusa a família de Estrella de algo que, apesar de verdade, lhe destrói toda a família e acaba por matar todos em seu redor. Este foi um livro que me atingiu imenso. Atingiu porque o motivo para a morte ter atingido aquela família fora não apenas a loucura da II Guerra Mundial mas também a inveja... A inveja é um veneno poderoso e é isso que visualizamos neste livro.

Nele sofremos com Estrella, sofremos com a morte de todos aqueles que ela amava e sofremos quando esta descobre quem fora a causadora de todo aquele mal... Um livro que me surpreendeu e tive pena de não ser mais longo!

0 devaneios:

Enviar um comentário