sábado, 21 de maio de 2011

Os Jogos da Fome

Autora: Suzanne Collins
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 260
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722342391
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.


Opinião:
Ouvi e li várias notícias sobre a adaptação cinematográfica da trilogia a que pertence este livro e como tenho os dois livros da coleção que já foi lançada pela Presença, não resisti e tive que os ler. O pensamento que me passou pela cabeça ao acabar de o ler? Porque é que ainda não o tinha lido antes!?

Uma nação constituída por 12 distritos e o Capitol, a "capital" que governa sobre todos. Este era um país de guerra, até que foi decidido todos os anos haver um "jogo", chamado Jogos da Fome, parando assim a guerra. O seu propósito? Relembrar a todos as perdas sofridas e manter as pessoas silenciosas e sem se revoltarem. Como funciona? Em cada distrito, são escolhido por sorteio um rapaz e uma rapariga que iriam participar nos jogos e teriam todos de lutar uns contra os outros. O último a sobreviver ganha e viverá uma vida de riqueza e fartura até morrer.

Katniss tem 16 anos e é uma verdadeira sobrevivente. Quando o seu pai morreu teve que cuidar da sua mãe e irmã, tendo que caçar e fazer negócio com o que apanhava, de forma a conseguir sobreviver. Sendo adorada por todos os habitantes de onde vive, o distrito 12, a sua vida piora quando a irmã é selecionada para entrar nos Jogos da Fome e num ataque de pânico, Katniss pede para a substituir, entrando assim nos jogos. Com ela entra Peeta, o filho do padeiro, que a salvou de morrer à fome logo após a morte do seu pai, embora nunca tenham falado na vida. Agora terão que se ajudar mutuamente durante o início dos jogos para conseguirem sobreviver o máximo de tempo possível, mas visto que apenas pode haver um vencedor... o que irá suceder?

Excelente! Tenho que admitir que ando a ter surpresas muito agradáveis com os livros que ando a ler e esta foi das melhores. Neste livro as personagens estão muito bem construídos e há vários tipos de personagens, permitido a todos os leitores identificarem-se com alguma delas. A escrita é fácil de seguir, embora seja elaborada, conseguindo transportar-nos para esta nova sociedade. Há cenas de todos os tipos. Românticas, divertidas, corajosas e muito cruéis. Estas últimas são algo que governa em todo o livro, pois apercebemo-nos que em vários sítios desta sociedade há imensa gente que ADORA ver os jogos, esperando ansiosamente por este evento.

Sem dúvida uma trilogia que vale a pena adquirir! Agora é só aguentar até ler o terceiro (sim, já li o segundo, não resisti)...

3 devaneios:

Anónimo disse...

eu ainda só vi o filme, mas quero imenso comprar os livros todos! adoro ler e adorei a hisóoria e o filme, mas podias-me dizer por favor se o segundo livro continua com as mesma personagens? é que eu adoro a Katniss e o Peeta!

Anónimo disse...

Yap, o segundo e o terceiro livro continuam :)
embora pareça no filme que acabou, nao, o Capitólio não gostou do facto de a katniss e o Peeta terem sobrevivido os dois, e vai lixa.los :p
lê os livros! eu li antes de sequer ser anunciado o filme e embora o filme esteja giro, há partes que peca *como o rápido romance dos dois, no livro percebe-se que aquilo não é bem assim* :)

Anónimo disse...

Tipo, estou muito curiosa sobre esta triologia! Ainda não vi o filme nem nada... Sim, é verdade... Mas também é verdade que estou a ter muito interesse nela! O Natal está a chegar e eu gostava de saber se vale mesmo a pena ler... Tenho visto vários comentários e todos são positivos. Mas quero saber mais! Achas que é mesmo bom?? Eu tenho 14 anos, quase 15, achas que vou gostar? O que eu tenho visto é que pessoas dizem que é uma saga tão boa como a do Harry Potter (uma que eu amei mesmo)!

Enviar um comentário