Quem sou eu?

A minha fotografia

Anteriormente conhecida como v_crazy_girl, a 30 de Agosto de 2014 essa conta foi apagada, tendo assim decidido criar algo mais pessoal e próprio para o blogue literário de longa data.

Na Mesa de Cabeceira...

Na Mesa de Cabeceira...
"O Amor que Nos Une" de Megan Maxwell

Passatempo

Passatempo
Resultados!

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

Facebook

Arquivo do Blogue

sábado, 21 de maio de 2011
Autora: Suzanne Collins
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 260
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722342391
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.


Opinião:
Ouvi e li várias notícias sobre a adaptação cinematográfica da trilogia a que pertence este livro e como tenho os dois livros da coleção que já foi lançada pela Presença, não resisti e tive que os ler. O pensamento que me passou pela cabeça ao acabar de o ler? Porque é que ainda não o tinha lido antes!?

Uma nação constituída por 12 distritos e o Capitol, a "capital" que governa sobre todos. Este era um país de guerra, até que foi decidido todos os anos haver um "jogo", chamado Jogos da Fome, parando assim a guerra. O seu propósito? Relembrar a todos as perdas sofridas e manter as pessoas silenciosas e sem se revoltarem. Como funciona? Em cada distrito, são escolhido por sorteio um rapaz e uma rapariga que iriam participar nos jogos e teriam todos de lutar uns contra os outros. O último a sobreviver ganha e viverá uma vida de riqueza e fartura até morrer.

Katniss tem 16 anos e é uma verdadeira sobrevivente. Quando o seu pai morreu teve que cuidar da sua mãe e irmã, tendo que caçar e fazer negócio com o que apanhava, de forma a conseguir sobreviver. Sendo adorada por todos os habitantes de onde vive, o distrito 12, a sua vida piora quando a irmã é selecionada para entrar nos Jogos da Fome e num ataque de pânico, Katniss pede para a substituir, entrando assim nos jogos. Com ela entra Peeta, o filho do padeiro, que a salvou de morrer à fome logo após a morte do seu pai, embora nunca tenham falado na vida. Agora terão que se ajudar mutuamente durante o início dos jogos para conseguirem sobreviver o máximo de tempo possível, mas visto que apenas pode haver um vencedor... o que irá suceder?

Excelente! Tenho que admitir que ando a ter surpresas muito agradáveis com os livros que ando a ler e esta foi das melhores. Neste livro as personagens estão muito bem construídos e há vários tipos de personagens, permitido a todos os leitores identificarem-se com alguma delas. A escrita é fácil de seguir, embora seja elaborada, conseguindo transportar-nos para esta nova sociedade. Há cenas de todos os tipos. Românticas, divertidas, corajosas e muito cruéis. Estas últimas são algo que governa em todo o livro, pois apercebemo-nos que em vários sítios desta sociedade há imensa gente que ADORA ver os jogos, esperando ansiosamente por este evento.

Sem dúvida uma trilogia que vale a pena adquirir! Agora é só aguentar até ler o terceiro (sim, já li o segundo, não resisti)...

3 devaneios :

Anónimo disse...

eu ainda só vi o filme, mas quero imenso comprar os livros todos! adoro ler e adorei a hisóoria e o filme, mas podias-me dizer por favor se o segundo livro continua com as mesma personagens? é que eu adoro a Katniss e o Peeta!

v_crazy_girl disse...

Yap, o segundo e o terceiro livro continuam :)
embora pareça no filme que acabou, nao, o Capitólio não gostou do facto de a katniss e o Peeta terem sobrevivido os dois, e vai lixa.los :p
lê os livros! eu li antes de sequer ser anunciado o filme e embora o filme esteja giro, há partes que peca *como o rápido romance dos dois, no livro percebe-se que aquilo não é bem assim* :)

Anónimo disse...

Tipo, estou muito curiosa sobre esta triologia! Ainda não vi o filme nem nada... Sim, é verdade... Mas também é verdade que estou a ter muito interesse nela! O Natal está a chegar e eu gostava de saber se vale mesmo a pena ler... Tenho visto vários comentários e todos são positivos. Mas quero saber mais! Achas que é mesmo bom?? Eu tenho 14 anos, quase 15, achas que vou gostar? O que eu tenho visto é que pessoas dizem que é uma saga tão boa como a do Harry Potter (uma que eu amei mesmo)!