terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Trocada

Autora: Amanda Hocking
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 272
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892318172

Sinopse:
Aos seis anos Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, acha que a filha não é sua, mas sim uma intrusa, trocada à nascença no hospital. Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios, um medo enorme, e uma irresistível atração. Finn é um Achador, que a procura há anos. E agora que a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes mentais muito mais poderosos do alguma vez imaginara. 


Opinião:
Devo dizer que a capa deste livro me chamou a atenção logo desde o início. Era uma capa diferente e o sombreado em redor do nome, lindo. Um livro que não precisei de ler a sinopse para saber que o queria ler brevemente e tudo por causa da capa. Mas ainda demorei algum tempo a lê-lo, em parte porque sabia que este livro remetia a uma leitura mais juvenil e não me andava a apetecer muito esse género de livro.

Wendy vive apenas com o irmão e os tios. Um irmão que a adora e que faz tudo por ela. Um irmão que praticamente renegou a própria mãe para a proteger. Aos seis anos de idade a mãe, que desde que ela nascera afirmara que aquela não era a sua filha, chateia-se de tal maneira com ela que a tenta matar, afirmando constantemente que estava a fazer aquilo por aquela não ser a sua filha e querer o seu filho do sexo masculino que tinha dado à luz. Fechada há anos num manicómio, por continuar a jurar a pés juntos que aquela não era a sua filha, Wendy começa a pensar que talvez a mãe não estivesse assim tão enganada.

Essa sensação começa quando um estranho rapaz a começa a perseguir a fim de lhe contar que as coisas estranhas que acontecem em seu redor são criadas por ela e que tudo isso se deve ao seu poder por ser nada mais nada menos do que um troll. Os trolls vivem devido à troca de famílias. Os bebés trolls são trocados por bebés humanos de famílias ricas e influentes e quando crescem e ficam herdeiros das famílias regressam para junto dos trolls, levando as fortunas consigo.

Este é um livro engraçado, embora não seja nada de outro mundo. Achei imensa graça a toda a dinâmica dos trolls, sendo que a autora se inspirou em algumas histórias já conhecidas e as juntou, acabando por as embelezar e, através da sua escrita, por as trazer de novo à vida. Wendy é uma jovem inteligente e amada por quem a conhece que apenas quer integrar-se bem, mas cujos sonhos de integração mudam repentinamente ao entrar num novo mundo onde as regras praticamente não se aplicam a si, a princesa.

A escrita da autora é simples e fluída, ideal para a faixa etária a que se destina este livro, sendo uma leitura rápida e divertida. Aconselho, mas especialmente para alguém mais jovem, pois embora eu tenha curiosidade em ler os próximos, não é propriamente uma questão de vida ou de morte, por assim dizer.

2 devaneios:

Sofia Araújo disse...

Já li e não gostei muito por isso não fiquei com vontade de ler os restantes...

Anónimo disse...

Eu por acaso fiquei com vontade, mas que é um livro mmuuiittoo juvenil é, para uma faixa etária de 13/14anos :)

Enviar um comentário