quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sinto-te

Autora: Irene Cao
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 256
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789896722623

Sinopse:
O amor é uma arte que não precisa de regras. Elena virou a página. Os dias de paixão e loucura que viveu com Leonardo fizeram dela uma mulher forte, levaram-na até ao lado obscuro do prazer, mas hoje são apenas uma recordação difusa que passa de vez em quando pela sua mente. Agora, Elena sabe o que quer para a sua vida e escolheu Filippo: por ele abandonou Veneza e mudou-se para Roma. A vida que têm em comum é praticamente perfeita. Mas é impossível esquecer o passado quando o destino tem outros planos. Basta um encontro casual entre Elena e Leonardo para mostrar que a sua história não tinha terminado. Elena nunca poderia imaginar que o restaurante escolhido por Filippo para comemorar o seu trigésimo terceiro aniversário… é de Leonardo! Aquele olhar que toca o coração de Elena e um único beijo, roubado na cozinha do local, bastam para reacender o fogo que, afinal, não se extinguira. Mas desta vez é diferente: não há regras, não é preciso ocultar o amor, e o sexo deixa de ser uma mera procura de prazer para se converter no encontro de duas almas que se pertencem. Até que o segredo mais inconfessável de Leonardo sai à luz e Elena vê-se obrigada a decidir se está disposta a pagar um preço tão alto…


Opinião:
As capas destes livros não me são mesmo apelativas. Pelo menos eu olho para elas e por alguma razão a vontade de ler o livro esmorece, não me apetecendo de forma alguma continuar a ler. Já a sinopse acaba por me chamar a atenção. Além disso, depois do final do último livro, queria mesmo ler a continuação para descobrir como iria ficar a relação entre Elena e Leonardo.

Elena tinha tomado uma decisão. Queria de uma vez por todas ter uma vida normal. Não queria mais aventuras sexuais, embora saiba que estas alteraram e muito, a sua maneira de ser para alguém melhor. Mais livre, divertida e confiante em si mesma. Algo que embora esteja agradecida por ter acontecido, sabe que poderia ter acontecido de outra forma, sem tamanho sofrimento.

Tendo decidido ficar com o seu namorado de longa data, uma relação segura e com uma pessoa que sabe ser confiável, Elena vai para Roma, onde arranja trabalho a recuperar uma obra centenária na companhia de uma mulher resmungona que decide implicar com tudo o que ela faz, embora Elena saiba que essa mulher é uma verdadeira mestre no que faz, sendo melhor para si mesma ser uma aprendiz exemplar. Mas para alegrar o seu dia, um rapaz que estuda arte começa a aparecer todos os dias na capela em que Elena está a trabalhar. Um rapaz novo que se encanta de imediato com Elena, com os seus conhecimentos artísticos e com a maneira de ser leve e suave. Mas com a paixoneta do estudante Elena consegue bem, é um coração novo, não sabe bem ainda o que é amar loucamente, mas quando vê de novo Leonardo é o seu coração que tem que resguardar. Um coração que já sofrera demasiado nas mãos daquele homem, mas que ainda o amava.

Acabei por gostar deste livro mais do que o primeiro. Provavelmente porque finalmente temos uma janela para a verdadeira personalidade de Leonardo, embora este vislumbre fosse essencialmente no final do livro, o que provavelmente quer dizer que Leonardo será muito aprofundado no último livro. Achei imensa graça à paixoneta do estudante por Elena. Um estudante que acaba por saber mais dos seus sentimentos do que a próxima, sendo muito observador das suas ações e achei-o muitíssimo querido. A maneira de ele agir em redor de Elena, de forma tímida e sonhadora, achei mesmo querido e um ponto positivo no livro.

Também gostei do facto de finalmente Elena ter desistido de mentir a si mesma e ao namorado, Filippo. Eu gosto da personalidade de Filippo e tinha imensa pena porque qualquer leitor se apercebia que Elena gostava muito mais de Leonardo e não o esquecia, por muito que conseguisse. Por isso tinha imensa pena desta personagem pois Elena não estava a magoar-se apenas a si mesma, mas ao homem que a adorava acima de tudo e todos.

O final de Leonardo, admito que não estava à espera. Estamos tão habituados a que normalmente os segredos destas personagens estejam relacionados com segredos passados, que esquecemos que o presente também é importante e pode alterar uma pessoa. Um final que me despertou a atenção para o próximo livro, que espero vir a ler!

0 devaneios:

Enviar um comentário